No período de 12 a 15 de Julho de 2012 aconteceu, em Caruaru – PE, o 8º Encontro das Comunidades Kolping do Nordeste com o objetivo de:
-
Reforçar os laços de união e articulação entre as Comunidades Kolping do Nordeste;
-
Rever e atualizar o Plano de Ação da Região Nordeste, à luz das recomendações do V Congresso Nacional da OKB;
-
Refletir sobre a missão das Comunidades como construtoras da Obra do Padre Adolfo Kolping, inspiradas e iluminadas pela Pessoa e pelo Evangelho de Jesus Cristo, no contexto da Região Nordeste do Brasil.
Motivados pelo tema “Comunidades Kolping – Força viva de transformação frente aos novos desafios”, 63 participantes das Obras Kolping Estaduais da Regional Nordeste se encontraram na Casa de Formação Padre Justino em Caruaru – PE para celebrar a amizade e os reencontros e pensar as práticas e o futuro da Obra Kolping no Nordeste Brasileiro. Contamos ainda com a participação de um representante da Obra Kolping do Brasil, na pessoa do Srº João Carlos, vice-presidente nacional.
Foram dias de muita reflexão, de trocas de experiências e um forte intercâmbio cultural e social com os participantes das Comunidades.
A reflexão teve como ponto de partida uma análise da conjuntura do país, com foco na região Nordeste. O sociólogo e colaborador da Obra Kolping, Paulo Afonso (UFRPE), contribuiu com a reflexão sobre os grandes desafios sociais, políticos e econômicos que influenciam de forma direta e indireta a ação do Movimento. A partir desta análise de conjuntura, os participantes puderam então pensar os grandes desafios externos e internos para o Movimento Kolping e com base nestes, rever o Plano de Ação Regional.
Os participantes, ao final do Encontro, reafirmaram o atual Plano de Ação Regional e os seus 08 Programas (Organização Institucional e Sustentabilidade – Formação Permanente de Lideranças Multiplicadoras – Mística e Espiritualidade – Cultura e Comunicação – Juventudes – Convivência com o Semiárido e Meio Ambiente – Geração de Trabalho e Renda e Economia Solidária – Ação Social Cidadã e Política), atualizando e aperfeiçoando o referencial para ação da Obra Kolping no Nordeste até 2018.
Durante o encontro, aconteceu ainda uma animada noite cultural, com muito forró pé-de-serra, teatro e apresentações de manifestações culturais dos diversos Estados.
Participação da Delegação da Obra Kolping Maranhão
A Obra Kolping Estadual do Maranhão/ OKE-MA marcou presença ativa no 8º Encontro das Comunidades Kolping do Nordeste. Com uma delegação formada por 10 participantes, a Obra Kolping do Maranhão trouxe a presença da juventude, um pouco da cultura e as contribuições da experiência da caminhada da OKE-MA para a revisão do atual Plano de Ação Regional.
Formação da Delegação da OKE-MA: Raimundo Eugênio de Paula (Diretor OKE-MA), Maria do Socorro de Paula (CK Lago da Pedra), Amanda Mello (JUK/ CK Lago da Pedra), Ana Paula (JUK/ CK Lago da Pedra), Sarah Cristina (JUK/ CK Bacabal), Carlos Henrique (JUK/ CK Lago da Pedra), Jonny Germano (JUK/ CK Lago da Pedra), Lucimar Dionísia (Representante das CKs do Distrito Sul – Região de Imperatriz), Luzinete Silva Aguiar (CK Chapadinha) e Leandro Silva (Coordenador Estadual OKE-MA).
Superando as imensas dificuldades de articulação e de ordem financeira, a OKE-MA garantiu presença marcante e compromissada com o desenvolvimento do trabalho e pensamento de Kolping juntamente com as demais OKEs do Nordeste.
Nosso agradecimento especial aos companheiros das OKEs do Nordeste, aos amigos que conhecemos ou reencontramos e, de forma especial, à toda OKE-PE, na pessoa de Adriene, Patrício, Weigma e a equipe, que nos acolheram com carinho. O encontro foi perfeito!
Technorati Marcas:
8º encontro das cks do nordeste,
caruaru-pe,
avaliação,
planejamento,
articulação,
okb,
regional nordeste,
oke-ma,
delegação maranhão,
casa de formação padre justino,
plano de ação regional,
2012-2018