Imperatriz –MA, 15 de Dezembro de 2012.
Prezados(as) Companheiros(as)
Dirigentes das Comunidades Kolping, Diretores da Obra Kolping Estadual do Maranhão/ OKE-MA, Dirigentes da Obra Kolping do Brasil/ DEN/ Equipe Regional Nordeste e Obra Kolping Internacional (OKI)
Saudações!
“Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupéry)
1. É com este sentimento de Exupéry que anuncio oficialmente o meu desligamento do trabalho de Coordenação Estadual da Obra Kolping do Maranhão/ OKE-MA. Quero, acima de tudo, agradecer...
Primeiramente a Deus que, por intercessão do Bem Aventurado Adolf Kolping, nos chama e nos fortalece na missão de “tornar mais humana a vida de nossa gente” (A.K.).
Agradecer também às lideranças das Comunidades Kolping do Maranhão, nos dois Distritos (Centro Norte/ Bacabal e Sul/ Imperatriz) que me acolheram, não como assessor técnico, mas como um irmão kolping de caminhada e compartilharam comigo das alegrias, dificuldades e anseios da caminhada. Isso inclui o companheirismo nas muitas viagens por todo o Maranhão, as mesas farta de pão e generosidade, os momentos de oração, as reuniões sempre com a vontade de acertar e alavancar o trabalho da Obra Kolping no Maranhão – uma Obra que não é só nossa, mas nos foi confiada como herança de Kolping para construção do Reino de Deus, aqui e agora!
Agradeço à Obra Kolping do Brasil, na pessoa de Wagner, Bernadete, Antônio José e Leuzete pelo convite, a sensibilidade e o apoio durante este caminhada. Também à colaboração de João Batista e demais colegas nas Coordenações Estaduais: Marcelo (OKE-BA), Iracema (OKE-CE) e Raimundo João (OKE-PI).
Estendo ainda este agradecimento à Obra Kolping Internacional (OKI), especificamente a Martin, que articulou este apoio necessário ao Maranhão e durante este tempo também nos acompanhou; e aos doadores internacionais pela generosidade e fraternidade além-fronteiras!
2. Para ser breve num balanço da nossa caminhada, neste um ano e meio de Coordenação Estadual no Maranhão, destacamos como o nosso maior resultado a alegre integração do conjunto das Comunidades Kolping do Centro-Norte e do Sul. Isso fortaleceu nossa identidade e nos fez uma só e maior “Família Kolping Maranhense”.
Ficam como desafios a sustentabilidade da Obra Kolping Estadual do Maranhão/OKE-MA e uma maior articulação da Diretoria Estadual para fazer frente ao acompanhamento sistemático e permanente das Comunidades Kolping. As distancias geográficas, a falta de recursos técnicos, humanos e financeiros e a dificuldade de comunicação não devem ser para nós motivos de desânimo, mas desafios que, pela fé, união de esforços e um bom planejamento nos propomos vencer e superar.
3. É urgente também que a Obra Kolping Estadual do Maranhão intensifique um maior diálogo com a Igreja e com o Movimento Social e Lutas Sociais do Maranhão. A realidade social do Maranhão é marcada por dolorosa, cruel desigualdade social e, somente somando nossos esforços com os de outros Movimentos, poderemos dar uma resposta efetiva rumo à Nova Sociedade que tanto almejamos.
4. Citar nomes numa carta de despedida e depois de uma experiência tão enriquecedora é sempre perigoso, pelo risco de sermos injustos. Mas gostaria de citar algumas pessoas importantes para esta minha experiência no Maranhão:
- Aos dirigentes das Diretorias de 2011 e 2012 na pessoa de Srº Farias e João Agenor, respectivamente, que acolheram a proposta de uma caminhada em conjunto, com sinergia de esforços, entre Coordenação e Diretoria Estadual para darmos conta dos objetivos de rearticulação das CKs.
- À Nonata, Valdete, Dona Regina e família, Leila e irmãos da CK Bacabal, que primeiro me acolheram e fizeram da CK minha segunda casa e família;
- Aos Profº Eugênio e Profª Socorro que, em diversos momentos, me acolheram na CK de Lago da Pedra e na sua residência, como companheiro de caminhada, anseios e lutas.
- Irmã Maria José foi um anjo no Maranhão para mim, sempre me animando e me acolhendo em sua casa, com muito carinho e fraternidade. Em seu nome, venho agradecer às Irmãs de Ação Paroquial na Região de Imperatriz e à Comunidade Kolping de Padre Geraldo Schauff – exemplo de luta e perseverança no Sul do Maranhão. Estendo meu abraço à Joelma e Eva.
- Dona Teresinha e Auridete, que com muita alegria, despojamento e leveza mostraram que a rearticulação das CKs é possível. Temos aí a prova: a caminhada da CK São Francisco de Assis, reunindo-se de casa em casa, como uma família itinerante.
- Em nome de Marilí, Fábia e Luzinete deixo meu mais afetuoso abraço à CK de Chapadinha. É tanto carinho que a gente fica triste no dia de ir embora. E Marilí sabe fazer bode com leite de oco melhor que muito piauiense... Que minha mãe não leia esta carta!
- Abraços aos companheiros de Vitorino Freire, na pessoa de Barbosa e Srº Batista. Deixo o meu desejo de uma maior aproximação desta CK com o conjunto da caminhada, pois como irmãos de caminhada, fazem falta e são sempre bem vindos!
- Um fraternal abraço à Comissão Executiva da CK Nossa Senhora da Penha: Joelson, Antonia, Vaneth, Edineth, Dona Lia. A CK tem dado uma boa resposta na formação de novos associados, que é exemplar para todos!
- À Juventude Kolping das CKs de Bacabal e Lago da Pedra, um abraço de fé e camaradagem. Alegria, energia, tolerância, diálogo interativo... São muitas as contribuições que esta juventude tem dado à Obra Kolping do Maranhão!
5. Enfim! Obrigado a todos e a todas que me acolheram como irmão de fé e caminhada nesta terra de beleza exótica que é o Maranhão. Se deixo um pouco de mim... Levo muito, muito de vocês e desta experiência... O pôr do sol do Maranhão entre as florestas de babaçu estão entre as paisagens mais belas que já vi. E sou grato a Deus e ao Bem Aventurado Kolping por ter me permitido conhecer estas terras, estes sabores, esta gente de luta.
6. Deixo ainda meu sincero pedido de desculpas pelas limitações pessoais e profissionais que por ventura impediram nosso melhor caminhar. Entendo que menos de dois anos é pouco para tanto sonho e tantos objetivos que traçamos, mas sempre é possível melhorar e inovar.
7. Ainda com Exupéry e o seu “O Pequeno Príncipe”, acredito que “somos eternamente responsáveis por aqueles que cativamos”. Assim, contem eternamente comigo como irmão e colaborador na caminhada da OKE-MA, mesmo à distância. Acredito que vivemos na melhor época do mundo! Estamos a um “clique”, um “Enter” de distância uns dos outros. A tecnologia nos faz mais próximos e toda distância se tornou relativa. Sintam-se sempre muito à vontade para trocar ideias comigo e contar com minha colaboração naquilo que for possível!
Celular: (89) 9987.4137 (TIM)
E-mail: leandroarlequim@yahoo.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/leandroarlequim
MSN: leandro.alquimia@hotmail.com
Observação: O número (99) 8142.9692 será desativado.
Que o Bem Aventurado Kolping interceda sempre junto a Deus por nossa caminhada no Maranhão!
Votos de um Abençoado Natal e Próspero 2013!
Leandro Silva
“Vida...
Cada um que passa em nossa vida passa sozinho...
Porque cada pessoa é única para nós, e nenhuma substitui a outra...
Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só...
Levam um pouco de nós mesmos e deixam um pouco de si mesmos.
Há os que levam muito, mas não há os que não levam nada.
Há os que deixam muito, mas não há os que não deixam nada.
Esta é a mais bela realidade da vida...
A prova tremenda de que cada um é importante e que ninguém se aproxima do outro por acaso!”
(Antoine De Saint-Exupery)