Web Blog Oficial da Obra Kolping Estadual do Maranhão

OBJETIVO GERAL DA OBRA KOLPING ESTADUAL DO MARANHÃO

(2012 – 2014)

A Obra Kolping Estadual do Maranhão contribui para a promoção da pessoa humana nas diversas dimensões da vida, fortalecendo e integrando as Comunidades Kolping e incentivado para que estas sejam espaços de inclusão sob seus diversos aspectos (social, cultural, política e econômica) e de vivência fraterna da espiritualidade e dos ideais do Bem Aventurado Adolf Kolping.


Distrito Centro-Norte: CK Bacabal - CK Lago da Pedra - CK Vitorino Freire - CK Chapadinha
Distrito Sul: CK São Francisco de Assis - CK Nossa Senhora da Penha - CK Pe. Geraldo Schauff

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Visita da Coordenação Pedagógica do Projeto Inclusão de Jovens Empreendedores/ Bacabal - MA

Foto 1 - Reunião com jovens empreendedores, formados e apoiados pelo Projeto Inclusão de Jovens, da Obra Kolping do Brasil e União Européia. A reunião foi um momento de avaliar a caminhada dos empreendimentos, o estágio de acompanhamento oferecido por acadêmicos do Curso de Bacharelado em Administração da UEMA e pensar estratégias de ampliação de debates e interação do grupo, no marco da Economia Solidária.


No período de 07 a 11 de Outubro/ 2011, contamos com a presença da Coordenação Pedagógica do Projeto Inclusão de Jovens Empreendedores em Bacabal - MA. Esta é assumida pelo João Batista (Garanhuns - PE), que desenvolve ações de acompanhamento a projetos sociais na Obra Kolping desde 2006.

O objetivo da visita foi especialmente contribuir para o fortalecimento da Rede de Jovens Empreendedores Solidários, a partir da participação e articulação de parceiros e a interação dos próprios jovens, integrando-os progressivamente no debate, nas práticas e no fortalecimento do Movimento de Economia Solidária no município e no Estado.

Acompanhe os principais momentos:

Visita ao Movimento Ninho

O Movimento Ninho apoia as iniciativas do Projeto Inclusão de Jovens Empreendedores desde 2008, quando de seu lançamento. Na conversa, a oportunidade de conhecer um pouco mais a história desde movimento, que a mais de 20 anos luta pela inclusão social de mulheres na cidade de Bacabal.

Foto 2 - Conversa com coordenadoras do Movimento Ninho de Bacabal - MA.
O Movimento Ninho de Bacabal oferece casa de apoio e assistência a mulheres marginalizadas (prostituídas) e adolescentes grávidas com ações de educação, qualificação profissional e enfrentamento das situações de violência.
O trabalho do grupo começou em 1987, pela Dona Josefina - uma senhora cristã e sábia - com visitas aos prostíbulos da cidade. Era uma exímia mediadora de conflitos e evangelizadora.
O grupo começou a reunir-se na Igreja Sagrada Família, provocando reações preconceituosas de alas de fiéis mais conservadores da Igreja Católica. Mas a própria Igreja (Hierarquia) reconhecia o trabalho do grupo de Dona Josefina. Por fim, a Província cedeu uma casa para abrigar o trabalho do grupo, que foi ampliado para uma outra comunidade muito empobrecida, o bairro Novo Bacabal. O Movimento deu prosseguimento com Dona Nonata e hoje também é coordenado pela educadora  Marizete, sua filha.
O Ninho desenvolve atividades de visitação, alfabetização, formação profissional e de apoio às mulheres.


Foto 3 - Dona Josefina, exemplo de mulher cristã e corajosa, enfrentou o problema da mulher marginalizada com ações assistenciais de apoio, acolhida e educação.

  Reunião com Parceiros Local

Foto 4 - Reunião com parceiros do Projeto: Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, Movimento Ninho, SEBRAE, Associação Vamos e Rede Cidadã de Direitos Humanos. Perspectiva de continuidade do grupo de parceiros, seja fortalecendo a Rede de Jovens Empreendedores Solidários, seja em ações articuladas de enfrentamento a problemas sociais relevantes, como a crescente onda de violência contra mulheres em Bacabal - MA. Os parceiros formam um "guarda-chuva" para o abrigo e apoio a estas ações.
 
 Em Casa

Foto 5 - Jantar em família. Compatilhamos momentos de amizade com a família de Dona Regina...
 
Foto 6 - .... olha o João Batista encarando um jantar "natureba": alface, rúcula e guaraná Jesus.


Fonte: Coordenação Estadual/ OKE-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário