No dia 11 de Março/ 2012, estive em São Luís – MA, juntamente com o colega Antonio José (Escritório de Coordenação do Nordeste/ OKB) para alguns encontros estratégicos para a caminhada da Obra Kolping do Maranhão.
Fomos acolhidos e hospedados na casa da Profª Zezé Costa, com quem dialogamos sobre o cenário da política no Estado. À noite, recebemos a visita dos educadores populares Pe. João Maria Van Damme (assessor das Pastorais Sociais do Regional NE V), Manaem e Eurico Fernandes.
Dialogamos sobre a situação dos Movimentos Sociais Populares no Maranhão que nos últimos anos assumiu como principal luta as questões relacionadas à moralização, ao acesso e à eficiência do Poder Judiciário no Estado, com a realização e articulação dos Fóruns de Cidadania, a implantação de Observatórios do Poder Judiciário e a realização do Tribunal Judiciário Popular.
Para a Obra Kolping, é importante se integrar a estas lutas e caminhar com o conjunto dos Movimentos Sociais Populares articulados no Estado. Pe. João Maria Van Damme se comprometeu a colaborar conosco neste processo de articulação, com a maior aproximação da Obra Kolping com as três Dioceses em que esta tem presença (Bacabal, Brejo e Imperatriz) bem como com a caminhada das Pastorais Sociais do Regional Nordeste V/ CNBB.
Dialogamos ainda sobre a realização da Conferencia Estadual sobre Transparencia e Controle Social realizado este mês em São Luís – MA, que contou com a participação de delegados da Obra Kolping. Refletimos que, enquanto iniciativa, a Conferencia é importante, entretando é preciso envolver mais a população e os movimentos de base na discussão sobre a transparencia pública e o controle social do Estado. A metodologia utilizada na conferencia foi muito engessada e não fomentou uma discussão mais qualificada sobre o tema.
Trocamos contatos, e a conversa seguiu com reflexões acerca da Educação Popular, especialmente a vivenciada pelos educadores populares na Escola de Formação Quilombo dos Palmares (EQUIP). Momento de relembrar histórias, companheiros de caminhada e as principais preocupações e desafios de se fazer hoje processos de educação popular junto às comunidades e grupos.
No dia seguinte, fomos visitar a sede da Associação de Saúde da Periferia do Maranhão – ASPMA, coordenada pelo Pe. João Maria Van Damme, fechando com chave de ouro este momento de encontros e diálogos sobre os Movimentos Sociais populares e o desafio da Obra Kolping se abrir a esta caminhada em conjunto.
Agradecemos de forma especial à Profª Zezé Costa pela acolhida e ao Pe. João Maria Van Damme por se dispor a colaborar conosco num processo de melhor integração da Obra Kolping às lutas populares.
Por Leandro Silva (Coordenador Estadual/ OKE-MA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário