No período de 25 a 27 de Abril/ 2012 aconteceu na Comunidade Kolping de Chapadinha, em Chapadinha – MA, uma Oficina de Teatro de Bonecos Pedagógico, com a participação de 23 profissionais de educação (professores e supervisores escolares) e lideranças da CK.
A iniciativa foi possível graças a uma parceria entre a Comunidade Kolping de Chapadinha, a Secretaria Municipal de Educação/ Prefeitura Municipal de Chapadinha e a Coordenação Estadual da OKE-MA, que está desenvolvendo o Projeto “Fuzuê – Pequenas Ações nas Comunidades/ Arte-Educação”, com ações de formação e incentivo à cultura e comunicação popular nas CKs do Maranhão. A Oficina de Teatro de Bonecos Pedagógico é uma ação do projeto.
Participaram educadores das seguintes instituições de ensino: APAE (Associação de Pais e Amigos da Escola), Centro Educacional Drº Moacyr Bacelar Nunes, Pré-Escola Jardim Cirandinha, Unidade Escolar Eurídice Almeida, Unidade Integrada Manoel José de Santana, Unidade Escolar Acelino da Silva, Unidade Escolar Ana Fortes de Meneses, Unidade Escolar Adalina Silva Machado, Unidade Escolar Manoel dos Santos Lima. Participaram ainda funcionários da Secretaria Municipal de Educação/ SEMED.
Contamos ainda com participação de lideranças da Comunidade Kolping de Chapadinha e da Pastoral da Catequese/ Paróquia Nossa Senhora das Dores.
Na oficina, os participantes fizeram abordagem teóricas e práticas sobre ludicidades e interatividades em sala de aula, com foco no Teatro de Formas Animadas e suas verdades: o Teatro de Bonecos, o Teatro de Máscara e o Teatro de Objetos.
Milenarmente, o Teatro de Bonecos sobrevive como instrumento de expressão artística e de educação. Na foto, o jovem Wellygnton Silva Costa, líder da Comunidade Kolping de Chapadinha.
A partir de referenciais teóricos sobre o uso do teatro de animação na educação, os participantes assumiram o desafio de comporem bonecos e personagens-objetos, a partir de suas próprias experiências em sala de aula. A seguir, através de grupos de trabalhos, fizeram a composição de pequenos espetáculos, culminando com a criação de um “Festival Animado”, o primeiro de Chapadinha – MA.
Professores desafiados a explorarem as possibilidades lúdicas dos objetos, tal como são. (Grupo de Trabalho Teatro de Objetos).
A Oficina possui o diferencial de abordar as três vertentes possíveis do Teatro de Animação em sala de aula (Bonecos, Objetos e Máscaras), e sua tendencia contemporânea, conhecida como “Teatro com Bonecos”. Assim, os educadores passam a dispor de conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos para exploração de forma quase inegotável destas possibilidades lúdicas em suas escolas.
Considerando que os educandos do tempo atual são altamente exigentes, cabe aos educadores fazerem frentes a estas exigências, na oferta de um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, interativo e lúdico.
Expressão poética da “Loucura” (Teatro de Máscara). Na foto, Professora Lidiane Sousa Santos.
Conteúdo Programático da Oficina de Teatro de Bonecos Pedagógico:
Parte I – O Teatro de Bonecos: O que é Teatro de Animação?; Características do Teatro de Animação; Classificação do Teatro de Bonecos no Universo das Artes; História do Teatro de Bonecos; Os Títeres no Mundo Contemporâneo; Bonecos no Brasil; Tipos do Teatro de Bonecos
Parte II - O Uso Pedagógico do Teatro de Bonecos: As Atividades Lúdicas; Diferencias entre as Classes Sociais; Teatro na Escola; Análise das Fases do Desenvolvimento da Criança; Arte-educador Bonequeiro: Capacitação é preciso!
Parte III – Possibilidades Pedagógicas do Teatro de Bonecos: Materiais; Personagens: Criação e características; Espaço Cênico; Crise Teatral Ligada ao Ensino de Idioma: E vice versa; Textos de Teatro
ANEXOS: O Projeto (Fuzuê); Elaborando um Projeto Pedagógico com Teatro de Bonecos.
- Festival Animado -
Agradecemos aos participantes, pela garra e determinação em se qualificarem para melhorar os processos de formação nas escolas locais e aos parceiros, a Comunidade Kolping de Chapadinha e a Secretaria Municipal de Educação/ SEMED, que ofererem apoio e todo o incentivo necessário, para que a Oficina se tornasse uma realidade.
Nosso Paradeiro…