Aconteceu no dia 29 de Abril/ 2012 a primeira reunião da Comissão do Projeto de Sustentabilidade da OKE-MA, na Comunidade Kolping de Chapadinha (Chapadinha – MA).
A Comissão foi formada na reunião da diretoria estadual de Março/ 2012, com o objetivo de elaborar uma proposta de sustentabilidade financeira a longo prazo da Obra Kolping do Maranhão.
No encontro de hoje, foi feita uma reflexão sobre a autorização estatutária para a OKE-MA empreender projetos voltados para a sua auto-manutenção, sobre as experiências de empreendimentos de sustentabilidade das OKEs do Nordeste (Casas de Formação) e, finalmente, as dimensões de um projeto desta natureza para o Maranhão hoje.
Um projeto de sustentabilidade para a OKE-MA hoje deve dar conta de duas importantes dimensões: o acompanhamento técnico e eficiente das Comunidades Kolping, nos dois distritos: Centro-Norte e Sul e o funcionamento do Escritório Estadual, como instrumento de apoio e articulação do conjunto da OKE. Além disso, deve garantir: a organização do Encontro Estadual e Assembléia Geral a cada ano, ações de formação para associados e dirigentes das CKs, a participação da OKE nas demais instâncias (Regional e Nacional) e a integração da OKE com outros movimentos e lutas sociais.
Como encaminhamento, a Coordenação Estadual elaborará, baseada na experiência dos últimos meses, uma planilha para previsão do custo total destas dimensões/ ações. Outro encaminhamento foi a possibilidade de realização de um encontro da Comissão em São Luís – MA, com a participação de outras pessoas e profissionais que possam contribuir e ampliar a discussão sobre a questão de implantação de um empreendimento na OKE-MA para garantir sua auto-manutenção financeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário