Web Blog Oficial da Obra Kolping Estadual do Maranhão

OBJETIVO GERAL DA OBRA KOLPING ESTADUAL DO MARANHÃO

(2012 – 2014)

A Obra Kolping Estadual do Maranhão contribui para a promoção da pessoa humana nas diversas dimensões da vida, fortalecendo e integrando as Comunidades Kolping e incentivado para que estas sejam espaços de inclusão sob seus diversos aspectos (social, cultural, política e econômica) e de vivência fraterna da espiritualidade e dos ideais do Bem Aventurado Adolf Kolping.


Distrito Centro-Norte: CK Bacabal - CK Lago da Pedra - CK Vitorino Freire - CK Chapadinha
Distrito Sul: CK São Francisco de Assis - CK Nossa Senhora da Penha - CK Pe. Geraldo Schauff

domingo, 19 de agosto de 2012

Domingo Kolping na Comunidade Kolping de Bacabal

No dia 19 de Agosto/ 2012 a Comunidade Kolping Kolping de  Bacabal realizou mais um momento de reflexão e convivência com os associados e associadas. É o Domingo Kolping!

GEDC0390GEDC0397

A atividade começou com um momento de reflexão da leitura bíblica  de Eclesiastes, cap. 03, e a seguir, foi feita uma partilha sobre o valor do nosso tempo, o tempo que nos é dado por Deus para construir o mundo. A seguir, todos ficaram livres para lazer e convivência, com música, dança e um almoço comunitário.

GEDC0398GEDC0402GEDC0408GEDC0415

Parabéns à Comunidade Kolping de Bacabal por estas pequenas inciativas que fazem toda a diferença na vida da comunidade. São estes momentos que caracterizam a comunidade como escola de vida. 

Eclesiastes, 3

1. Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus:

2. tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado;

3. tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir;

4. tempo para chorar, e tempo para rir; tempo para gemer, e tempo para dançar;

5. tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se.

6. Tempo para procurar, e tempo para perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora;

7. tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar, e tempo para falar;

8. tempo para amar, e tempo para odiar; tempo para a guerra, e tempo para a paz.

9. Que proveito tira o trabalhador de sua obra?

10. Eu vi o trabalho que Deus impôs aos homens:

11. todas as coisas que Deus fez são boas, a seu tempo. Ele pôs, além disso, no seu coração a duração inteira, sem que ninguém possa compreender a obra divina de um extremo a outro.

12. Assim eu concluí que nada é melhor para o homem do que alegrar-se e procurar o bem-estar durante sua vida;

13. e que comer, beber e gozar do fruto de seu trabalho é um dom de Deus.

14. Reconheci que tudo o que Deus fez subsistirá sempre, sem que se possa ajuntar nada, nem nada suprimir. Deus procede desta maneira para ser temido.

15. Aquilo que é, já existia, e aquilo que há de ser, já existiu; Deus chama de novo o que passou.

16. Debaixo do sol, observei ainda o seguinte: a injustiça ocupa o lugar do direito, e a iniqüidade ocupa o lugar da justiça.

17. Então eu disse comigo mesmo: Deus julgará o justo e o ímpio, porque há tempo para todas as coisas e tempo para toda a obra.

18. Eu disse comigo mesmo a respeito dos homens: Deus quer prová-los e mostrar-lhes que, quanto a eles, são semelhantes aos brutos.

19. Porque o destino dos filhos dos homens e o destino dos brutos é o mesmo: um mesmo fim os espera. A morte de um é a morte do outro. A ambos foi dado o mesmo sopro, e a vantagem do homem sobre o bruto é nula, porque tudo é vaidade.

20. Todos caminham para um mesmo lugar, todos saem do pó e para o pó voltam.

21. Quem sabe se o sopro de vida dos filhos dos homens se eleva para o alto, e o sopro de vida dos brutos desce para a terra?

22. E verifiquei que nada há de melhor para o homem do que alegrar-se com o fruto de seus trabalhos. Esta é a parte que lhe toca. Pois, quem lhe dará a conhecer o que acontecerá com o volver dos anos?

 

sábado, 18 de agosto de 2012

Reunião Executiva dos Dirigentes da Obra Kolping Estadual do Maranhão… Planejamento e avanços na caminhada.

No dia 18 de Agosto de 2012 aconteceu uma importante reunião com dirigentes da OKE-MA para tratar de assuntos urgentes da caminhada. Participaram: João Agenor Sousa Santos, presidente; Joelson Santana, vice-presidente; Luzinete Aguiar, secretária; Raimundo Eugênio de Paula, tesoureiro; Leandro Silva, coordenador estadual. Participaram ainda, como convidadas, Maria do Socorro Santos de Paula, associada da Comunidade Kolping de Lago da Pedra e Raimunda Nonata Lima Cavalcante, presidente da Comunidade Kolping de Bacabal.

GEDC0372GEDC0377GEDC0379GEDC0382

A reunião aconteceu em Bacabal – MA e teve como ponto alto o planejamento dos eventos para o conjunto da OKE, para este semestre. Como resultado, apresentamos o Calendário Estadual de Atividades da OKE-MA, para participação de todos e todas!

Calendário Estadual – 2º Semestre de 2012

Evento

Data

Distrito

Local

Reunião Bimestral da Diretoria Estadual, Ampliada com a Coordenação.

 

22/09

Centro-Norte/ Região de Bacabal

CK Vitorino Freire – Vitorino Freire – MA

Reunião Bimestral da Diretoria Estadual, Ampliada com a Coordenação.

 

03-04/11

Centro-Norte/ Região de Bacabal

CK Chapadinha – Chapadinha – MA

Encontro Estadual das Comunidades Kolping do Maranhão

 

16-17/11

Sul/ Região de Imperatriz

CK Pe. Geraldo Schauff – São Pedro da Água Branca – MA

 

Assembleia Estadual da OKE-MA

 

18/11

Sul/ Região de Imperatriz

CK Pe. Geraldo Schauff – São Pedro da Água Branca – MA

 

Retiro Estadual da OKE-MA

 

15-16/12

Sul/ Região de Imperatriz

CK Pe. Geraldo Schauff – São Pedro da Água Branca – MA

Na reunião foi tratado ainda da situação financeira da OKE-MA e das estratégias de sustentabilidade. A OKE-MA continuará contando com o apoio do Grupo de Amigos do Pe. Geraldo Scchauff, que financia o projeto da Coordenação Estadual, com foco no Distrito Sul. No momento atual, a OKE-MA passa por todo um processo de revisão de contratos, enxugamento de dívidas e de reestruturação para dar conta de sua missão: acompanhar as Comunidades Kolping nos dois Distritos, que são instancias vitais da caminhada e propagadoras do ideal do Bem Aventurado Kolping de construção de uma sociedade mais humana, justa e solidária.

Redação: Leandro Silva (Coordenador Estadual/ OKE-MA)

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Reunião com a Diretoria da Comunidade Kolping de Bacabal–Bacabal–MA

No dia 16 de Agosto/ 2012 estivemos em reunião com os dirigentes da Comunidade Kolping de Bacabal. Os dirigentes se reunem duas vezes por mês para avaliar a caminhada da Comunidade Kolping e planejar as atividades, como a Reunião Mensal com os associados e o Domingo Kolping.

GEDC0357 GEDC0362

A Comunidade Kolping de Bacabal começou a ter acompanhamento eclesiástico do Frei Ribamar, assistente indicado pela Diocese de Bacabal e acolhido com alegria pelos associados. Na reunião, os dirigentes fizeram a preparação do próximo Domingo Kolping, que acontecerá no dia 19 de Agosto/ 2012, em que contarão mais uma vez com a presença do assistente eclesiástico, contando também na programação momento de mística, acolhida, almoço comunitário, lazer e convivência.

Foi feito ainda um levantamento das estratégias de acompanhamento aos Empreendimentos Econômicos Solidários  apoiados pelo Projeto Inclusão de Jovens Empreendedores no período de 2009-2012. A Coordenação Estadual vai contribuir com a  sistematização das informações, com a elaboração de um relatório dos encaminhamentos feitos por projetos. Foram ainda tratados da finalização dos projetos em curso na CK Bacabal, como a implantação do Projeto Lanchonete para arrendamento ainda este semestre e a expectativa do apoio ao Projeto Reforma da Quadra Esportiva.

GEDC0356 GEDC0363

Os dirigentes fizeram um debate sobre a situação financeira da CK Bacabal, que teve muitos avanços, com a regularização da situação jurídica e fiscal da CK e a melhoria dos espaços físicos da sede ssocial através de pequenas reformas. Permanece o desafio de se pensar um plano de longo prazo para a manutenção da sede, em vista da Missão. Ainda sobre as questões financeiras, os dirigentes refletiu com ajuda da Coordenação Estadual o significado e funcionamento do sistema de solidariedade no âmbito da Obra Kolping (taxa societária e taxa de solidariedade).

Foi feito ainda um pré-planejamento da celebração do aniversário da CK Bacabal junto com o Dia das Crianças, no dia 12 de Outubro/ 2012. Para celebrar estas datas, os dirigentes planejam a realização de uma tarde ludo-educativa para as crianças e associados e com a participação dos concludentes da Oficina de Teatro de Animação na Educação, realizada em Junho deste ano, na CK.

Por fim, os dirigente incluíram como pauta importante da próxima reunião mensal a situação da violência doméstica contra mulheres em Bacabal, que volta a assumir número alarmante de casos. A CK pretende debater estratégias para operacionalizar, com o apoio de parceiros, o projeto da Campanha de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres em Bacabal. O projeto foi elaborado a partir de ampla discussão na Rede Cidadã de Bacabal.

Parabéns aos dirigentes da Comunidade Kolping de Bacabal pelo entusiasmo com que conduzem a caminhada.  Alegria, seriedade de vida e confiança na história que nos foi confiada, sempre!

Redação: Leandro Silva (Coordenação Estadual OKE-MA)     

domingo, 12 de agosto de 2012

Visita à Comunidade Kolping São Francisco de Assis–São Francisco do Brejão - MA

Neste final de semana, 12 de Agosto/ 2012, estivemos reunidos com o grupo da Comunidade Kolping São Francisco de Assis, em São Francisco  do Brejão – MA. Nos reunimos na casa da associada e secretária da CK, Ana Cristina Figueira.

GEDC0345GEDC0346

Na reunião, tivemos um alegre batepapo sobre a organização da vida comunitária da CK São Francisco de Assis e de se fortalecer a mística e a  espiritualidade do encontro e da acolhida. Foi discutido ainda os ajustes na elaboração do Projeto de Construção da Sede Social da Comunidade Kolping São Francisco de Assis. Até que este sonho se concretize, as associadas estão fazendo as reuniões mensais nas suas casas. O Coordenador Estadual refletiu com o grupo que esta situação não deve ser vista como desafio, mas como uma oportunidade para fortalecer os vínculos de amizade entre elas.

Foi ainda refletido a importância de se preparar bem os momentos de oração e mística nas reuniões do grupo, de se aprofundar os fundamentos do Movimento Kolping e de se usar os símbolos do Movimento a cada reunião (bandeira, distintivo e retrato do Bem Aventurado Adolf Kolping). Isso fortalece a identidade e anima os associados. O grupo comprometeu-se a não relaxar nestas questões.

GEDC0350GEDC0352

O grupo da Comunidade Kolping São Francisco de Assis deu também uma mostra de muita maturidade ao se lidar com o momento das campanhas eleitorais num município pequeno, como São Francisco do Brejão – MA. Colaborando em campanhas políticas de partidos opostos, o grupo optou por refletir as eleições municipais de  forma saudável, sem afetar a boa convivência e a união do grupo – exemplo a ser seguindo por todos os associados e lideranças que direta e indiretamente se envolvem nos processos  eleitorais nos municípios.

Agradecemos a acolhida e o carinho da Comunidade Kolping São Francisco de Assis. A elas, nosso afetuoso abraço!

Redação: Leandro Silva (Coordenador Estadual OKE-MA)

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Leia Mais, Seja Mais

wall_1024x768

MinC e FBN lançam campanha de incentivo à leitura na TV, rádio e internet

“Um país rico é um país de leitores”. A frase da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, inspirada no slogan do governo federal, “País rico é um país sem miséria”, sintetiza o espírito da campanha ‘Leia Mais, Seja Mais’, realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN).

A segunda etapa da campanha foi lançada nesta quinta-feira (2/8), na sede da Biblioteca , no centro do Rio de Janeiro, e será veiculada, em todo país, por emissoras de rádio e televisão e pela internet, até o final deste mês.

A ministra destacou que um dos objetivos da campanha é estimular o prazer da leitura. “Temos o direito de sonhar junto com os poetas e os romancistas”, disse ela, lembrando um texto do escritor Antônio Cândido sobre o direito à leitura.

Segundo Ana de Hollanda, os direitos básicos do cidadão não se limitam à alimentação, saúde e moradia. Para ela, o cidadão só será um ser humano completo e autônomo se exercer seu direito à leitura.

Ações do PNLL

A cerimônia foi realizada na sede da FBN, no Rio de Janeiro

A campanha ‘Leia Mais, Seja Mais’ é um dos destaques das 40 ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) previstas para este ano, com orçamento total de R$ 373 milhões.

O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, fez um resumo das atividades programadas, ressaltando que em 2004 o PNLL recebia apenas R$ 5 milhões por ano.

Para 2012, o PNLL destinará R$ 254,6 milhões a ações de democratização do acesso à leitura, beneficiando duas mil bibliotecas em todo o país. Esta rubrica inclui também a construção de 400 novas bibliotecas, entre elas as programadas nas obras das Praças dos Esportes e da Cultura (PECs).

O plano prevê também R$ 56,1 milhões para as ações de fomento à leitura e formação de mediadores de leitura. Está prevista a formação de 4 mil agentes de leitura .

O fomento à cadeia criativa e produtiva do livro deve receber R$ 54,9 milhões. Só este ano, o PNLL vai ajudar a promover a realização de 200 feiras e festivais do livro em todo o país, o que representa um crescimento de cerca de 170% em relação ao ano passado, quando foram realizados 75 eventos.Haverá também ações de apoio a livreiros independentes.

Campanha

Versos foram lidos na abertura do evento

Na rubrica Valorização Institucional à Leitura, o PNLL destinou R$ 8 milhões para a campanha ‘Leia Mais, Seja Mais’, criada pela agência de publicidade DM 9. A primeira parte da campanha, lançada em dezembro de 2011, foi veiculada por meio de 74 jornais e 4 revistas.

Agora, a segunda etapa será voltada para dez emissoras públicas e privadas de TV, quatro redes de emissoras de rádio , dez portais e sites da internet.

A campanha se destina, principalmente, a homens e mulheres na faixa de 18 a 49 anos, nas classes C, D e E. Eles representam cerca de 38 % da população brasileira. O objetivo é promover o prazer da leitura, o conhecimento, a inclusão social e a afirmação da cidadania.

A mais recente edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, divulgada em março, mostrou que os brasileiros ainda leem pouco, embora os índices de leitura tenham melhorado na última década.

O filme da campanha é estrelado pelos atores David Lucas, Elisa Lucinda, Mayana Neiva, Luís Miranda e Klara Castanho. Todos foram cedidos pela TV Globo e abriram mão do cachê .

A partir do slogan ‘Leia Mais, Seja Mais’, os atores dizem variações em torno do tema, como “sonhe mais”, descubra mais”, “invente mais”, “saiba mais”, “conheça mais”, etc. O spot para as rádios segue a mesma linha.

Na internet, além dos banners postados em portais e sites, a campanha relizará várias inserções nas redes sociais do MinC, da FBN e outras instituições vinculadas ao ministério.

Galeno Amorim aproveitou para fazer um convite aos amigos do MinC e da BN no Facebook. Propôs que, ao longo de agosto, eles substituam suas fotos nos perfis, pelas capas de seus livros preferidos. Segundo Galeno, a rede não deve ser encarada como um desestímulo ao livro: “ A internet e outros canais precisam ser usados a favor da leitura”, comentou.

Outra novidade da campanha são as gravações de espera telefônica. A partir de agora, quem ligar para o MinC vai ouvir, enquanto aguarda atendimento, trechos de poesias e prosa de escritores de língua portuguesa , declamados pelos atores Murilo Grossi e Rosana Viegas.

Contando histórias

Francisco Gregório Filho encantou a todos com uma cantiga popular.

A cerimônia de lançamento da campanha foi aberta pelo funcionário da BN Francisco Gregório Filho. Ele encantou os presentes com uma cantiga popular, repetida em coro pela plateia. “Jabuti sabe ler mas não sabe escrever. Trepa no pau mas não sabe descer. Ler, ler, ler e escrever”. Em seguida, leu um trecho de uma poesia do livro Poesia Reunida de Adélia Prado.

Outro ponto alto da cerimônia foi o depoimento em vídeo da atriz e poeta Elisa Lucinda. “O livro era brinquedo e cúmplice da minha imaginação”, disse ela lembrando a infância. Elisa afirmou que, ao chegar a Portugal , descobriu que já conhecia o país através das poesias de Fernando Pessoa. “O livro é a passagem mais barata do mundo”, concluiu.

Confira aqui as peças da campanha.

(Texto: Heloisa Oliveira, Ascom RRRJ/MinC)
(Fotos: Claudio Carvalho, FBN/MinC)

Carta Aberta das Pastorais Sociais – Regional Nordeste 5 para o Povo do Maranhão: Eleições 2012.

eleicoes-vila-velha-2012

Companheirada,

Segue importante documento das Pastorais Sociais para o povo maranhense por conta das Eleições Municipais 2012. Clique AQUI para baixar.

Importante fazer esta reflexão com os grupos kolping em todo o estado.

“A política é uma maneira exigente – se bem que não seja a única - de viver o compromisso cristão, a serviço dos outros” (Octogesima adveniens, 46).

Fraternal abraço,

Leandro Silva (Coordenação Estadual/ OKE-MA)

Negociação do imóvel de Cuverlândia

No dia 07 de Agosto de 2012 estivemos reunidos com a Srª Antonia Marcoliano, ex-presidente da extinta Comunidade Kolping Nossa Senhora da Conceição (Povoado Cuverlândia) para tratar da venda do imóvel que servia de sede social da CK, cujos valores serão destinados à aquisição da sede social da Comunidade Kolping São Francisco de Assis, em São Francisco do Brejão – MA.

GEDC0618

Inicialmente, fomos informados da repentina e trágica morte do Srº Gildo, que morava na casa juntamente com sua família, da qual ficamos bastante sensibilizados. Ainda em vida, ele demonstrou interesse em adquirir o imóvel no caso de extinção da CK, considerando que pela legislação civil, o morador tem preferencia de compra sobre todos os demais interessados. Também tínhamos nos proposto a ofertar o imóvel primeiramente ao Srº Gildo e família em consideração a todo o tempo em que moraram lá e zelaram da sede e do patrimônio.

GEDC0284GEDC0285

Diante de toda esta situação, realizamos a reunião na residência de Antonia e os familiares dela e do Srº Gildo, onde ficou certado:

- A família irá oferecer uma proposta de compra (valor, parcelamento e  forma de pagamento) até o dia 17 de Agosto de 2012, considerando o valor inicial do imóvel, a situação em que este se encontra atualmente e a situação do mercado imobiliário na região de Cuverlândia.

- Será articulado com a Comunidade Kolping São Francisco de Assis o recolhimento, ainda este mês, de todo o patrimônio da CK, que inclui um ateliê completo de corte e costura (máquinas, equipamentos e insumos);

- Antonia fez ainda o balanço documental entregando à Coordenação Estadual toda a documentação referente à caminhada da Comunidade Kolping Nossa Senhora da Conceição e se colocando à disposição para novas informações e procedimentos para o encerramento da CK.

Agradecemos a Antonia e sua família pela acolhida e nos colocamos à disposição, ao mesmo tempo em que nos solidarizamos com este momento difícil que se abateu sobre sua família.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Visita à Comunidade Kolping Nossa Senhora da Penha–Vila Nova dos Martírios - MA

No dia 06 de Agosto de 2012, estivemos reunidos com a Comissão Executiva Provisória da Comunidade Kolping Nossa Senhora da Penha para monitoramento da caminhada da CK e fazer o planejamento dos próximos meses.

GEDC0268GEDC0269GEDC0278GEDC0282

Os membros da equipe apresentaram um pouco dos resultados desde a última reunião: a reorganização dos espaços da sede social, a realização de bazares para dar um retorno da grande quantidade de roupas, produtos e equipamentos parados e inservíveis e a articulação para a realização da Oficina de Projetos, acontecido nos dias 28 e 29 de  Julho, na CK Nossa Senhora da Penha.

Foi feito a seguir o planejamento da finalização do projeto Curso de Eletricista Residencial, apoiado pelo Grupo de Amigos do Pe. Geraldo Schauff e OKI. Foi decidido que a divulgação e inscrição para o curso acontecerá no período de 15 de agosto a 10 de setembro de 2012. Para a divulgação, será preparado um folder. A inscrição será feita através de uma ficha e a Comissão optou por fazer uma seleção do público beneficiário da curso: jovens na faixa  etária de 18 a 29 anos, oriundos de famílias empobrecidas, com renda de até 01 salário mínimo e que se encontrem desempregados. É uma forma do curso contribuir para a formação e inserção no mercado de trabalho dos jovens da região, que são os mais massacrados pelas condições indignas de trabalho, pelo desemprego e pela má qualidade da educação. O curso acontecerá no período de 17 a 28 de setembro, na sede da CK Nossa Senhora da Penha e a Coordenação Estadual negociará uma parceria com o Centro de Formação Pedro Arrupe (CPPA), de Marabá – PA, para definição do programa do curso e a contratação de um instrutor.

GEDC0093

As CKs Nossa Senhora da Penha e Pe. Geraldo Schauff se comprometeram ainda em se empenhar para a preparação  de um bom relatório dos resultados deste trabalho para encaminhar à OKB e OKI, com fotos, vídeos, prestação de contas e depoimentos de pessoas que fizeram o curso no passado e hoje encontram-se trabalhando e sustentando suas família a partir desta formação.

Foi tratado ainda sobre a formação de novos associados para aumentar o grupo da CK. Sobre isso, o coordenador estadual estará presente durante o período do curso para fazer o monitoramento e realizar duas atividades formativas para pessoas que aspiram conhecer e se integrar ao Movimento Kolping. Os jovens que estarão participando do curso também serão convidados.

Por fim, foi tratado da elaboração de um projeto para a reforma da sede social da Comunidade Kolping Nossa Senhora da Penha, que encontra-se bastante avariada, especialmente no teto, e a reforma de um ponto comercial para contribuir com a sustentabilidade financeira da CK nos próximos anos.

Ficamos bastante satisfeitos com os passos dados pela CK Nossa Senhora da Penha  desde a última reunião, na certeza de que pequenos passos, dados na direção certa, chegam a grandes resultados. Nesta certeza, a reunião foi encerrada com momento de oração, exaltando a confiança de Nossa Senhora nas promessas de Deus e o espírito de confiança do Pe. Kolping na construção de sua Obra.

Redação: Coordenação Estadual OKE-MA

domingo, 5 de agosto de 2012

Visita à Comunidade Kolping Pe. Geraldo Schauff – São Pedro da Água Branca–MA: vencendo desafios, vivendo a Missão!

GEDC0253 GEDC0259

No dia 05 de Agosto/ 2012 estivemos reunidos com a Comunidade Kolping Pe. Geraldo Schauff, em São Pedro da Água Branca – MA, em mais uma visita de acompanhamento.

Contamos com a presença dos associados, dirigentes e assistentes religiosas para refletir os desafios atuais da caminhada da CK Pe. Geraldo Schauff. Contamos ainda com a presença do Srº Lúcio Oliveira Neto, com quem foi tratado assuntos referentes  à regularização de sua situação trabalhista e das condições de permanencia na CK, como morador.

A reunião foi iniciada com momento de invocação ao Espírito Santo de Deus e reflexão de uma leitura bíblica, animada pela Irmã Maria José, em que o Senhor nos convida a nos despojarmos do “homem velho” em vista da construção do “novo homem” e da “nova mulher”. Pela leitura, refletimos a necessidade de que a caminhada na Obra Kolping nos transforme em pessoas novas, capazes de construir uma sociedade também nova: mais justa, fraterna e solidária. Foi feita ainda a memória da pessoa do Pe. Geraldo Schauff e de sua dedicação pela melhoria das condições de vida, especialmente das pessoas mais empobrecidas da região. O seu exemplo também motiva a caminhada da CK que leva seu nome, tanto para o enfrentamento das questões internas, como também da continuidade do serviço de ação social.

GEDC0254GEDC0257GEDC0258GEDC0261

Foi apresentada e debatida a situação do Lúcio e feito alguns encaminhamentos, como a celebração de um contrato de comodato e o envio de um carta solicitando apoio à Obra Kolping do Brasil e Obra Kolping Internacional para resolução das pendências trabalhistas.

A Comunidade discutiu ainda a finalização dos projetos parados do Distrito Sul e se colocou à disposição para os encaminhamentos finais e a elaboração de um relatório bonito dos principais resultados, considerando que, apesar das dificuldades na execução, estes projetos contribuíram para a formação e inserção no mercado de trabalho de muitos jovens e pais e mães de família.

GEDC0265 GEDC0267

A Comunidade Kolping Pe. Geraldo Schauff reassumiu o Projeto da Computação e aos poucos tem conseguido fazer uma gestão mais eficiente dos cursos e de atendimento das pessoas por formação e serviços na área de informática em São Pedro da Água Branca.

Foram tratados ainda de alguns eventos estaduais a serem sediados possivelmente na Comunidade Kolping Pe. Geraldo Schauff, como a Assembléia e o Encontro Estadual das CKs, em Novembro de 2012 e o Retiro Estadual da OKE-MA, em Dezembro de 2012. Irmã Maria José se colocou à disposição para orientar o retiro para os associados e dirigentes. Os dirigentes da CK fez ainda um balanço e prestação de contas das últimas atividades da CK.

GEDC0262

Encerramos o encontro com a Oração da Ave Maria, pedindo sobre nós as graças da Mãe de Deus. Saimos mais fortalecidos e confiantes no “desenvolvimento da história que nos foi confiada” (Oração das Comunidades Kolping).

Nosso agradecimento especial a todos os associados e dirigentes da Comunidade Kolping Pe. Geraldo Schauff e às Irmãs Missionárias de Ação Paroquial, que sempre nos acolhem com alegria.

Redação: Coordenação Estadual/ OKE-MA