No dia 16 de Agosto/ 2012 estivemos em reunião com os dirigentes da Comunidade Kolping de Bacabal. Os dirigentes se reunem duas vezes por mês para avaliar a caminhada da Comunidade Kolping e planejar as atividades, como a Reunião Mensal com os associados e o Domingo Kolping.
A Comunidade Kolping de Bacabal começou a ter acompanhamento eclesiástico do Frei Ribamar, assistente indicado pela Diocese de Bacabal e acolhido com alegria pelos associados. Na reunião, os dirigentes fizeram a preparação do próximo Domingo Kolping, que acontecerá no dia 19 de Agosto/ 2012, em que contarão mais uma vez com a presença do assistente eclesiástico, contando também na programação momento de mística, acolhida, almoço comunitário, lazer e convivência.
Foi feito ainda um levantamento das estratégias de acompanhamento aos Empreendimentos Econômicos Solidários apoiados pelo Projeto Inclusão de Jovens Empreendedores no período de 2009-2012. A Coordenação Estadual vai contribuir com a sistematização das informações, com a elaboração de um relatório dos encaminhamentos feitos por projetos. Foram ainda tratados da finalização dos projetos em curso na CK Bacabal, como a implantação do Projeto Lanchonete para arrendamento ainda este semestre e a expectativa do apoio ao Projeto Reforma da Quadra Esportiva.
Os dirigentes fizeram um debate sobre a situação financeira da CK Bacabal, que teve muitos avanços, com a regularização da situação jurídica e fiscal da CK e a melhoria dos espaços físicos da sede ssocial através de pequenas reformas. Permanece o desafio de se pensar um plano de longo prazo para a manutenção da sede, em vista da Missão. Ainda sobre as questões financeiras, os dirigentes refletiu com ajuda da Coordenação Estadual o significado e funcionamento do sistema de solidariedade no âmbito da Obra Kolping (taxa societária e taxa de solidariedade).
Foi feito ainda um pré-planejamento da celebração do aniversário da CK Bacabal junto com o Dia das Crianças, no dia 12 de Outubro/ 2012. Para celebrar estas datas, os dirigentes planejam a realização de uma tarde ludo-educativa para as crianças e associados e com a participação dos concludentes da Oficina de Teatro de Animação na Educação, realizada em Junho deste ano, na CK.
Por fim, os dirigente incluíram como pauta importante da próxima reunião mensal a situação da violência doméstica contra mulheres em Bacabal, que volta a assumir número alarmante de casos. A CK pretende debater estratégias para operacionalizar, com o apoio de parceiros, o projeto da Campanha de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres em Bacabal. O projeto foi elaborado a partir de ampla discussão na Rede Cidadã de Bacabal.
Parabéns aos dirigentes da Comunidade Kolping de Bacabal pelo entusiasmo com que conduzem a caminhada. Alegria, seriedade de vida e confiança na história que nos foi confiada, sempre!
Redação: Leandro Silva (Coordenação Estadual OKE-MA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário