No dia 23 de Setembro/2012 aconteceu uma série de encontros na Comunidade Kolping de Bacabal, para monitoramento da caminhada da CK e dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EEEs), apoiados pelo Projeto Inclusão de Jovens Empreendedores, executado pela Obra Kolping do Brasil e apoio do União Europeia, no período de 2009 a 2011. Contamos com a presença de Bernadete Nunes de Andrade, coordenadora regional da Obra Kolping do Brasil/ Regional Nordeste.
Nosso primeiro encontro foi com a Profª Joana Angélica, da Universidade Estadual do Maranhão/ UEMA, que coordenou um projeto de extensão universitária com um grupo de acadêmicos do Curso de Administração, acompanhando durante 06 meses os empreendimentos dos jovens. No diálogo, foi feita uma avaliação da caminhada dos projetos de geração de reenda, com destaques para os desafios do acompanhamento e da animação da Rede de EcoSol. Ficou acertada a continuidade deste trabalho de acompanhamento aos EES’s, em parceria com a UEMA, na perspectivas de se envolver mais profissionais e áreas acadêmicas neste processo. A Profª Joana Angélica se compromete de forma profissional e pessoal com os EES’s, nos processos de acompanhamento e fortalecimento da Rede.
A seguir, tivemos um alegre momento de conversa com os associados e dirigentes da Comunidade Kolping de Bacabal. A CK Bacabal estava celebrando mais um Domingo Kolping, com lazer, oração e roda de conversa sobre a caminhada da Comunidade.
Os associados e dirigentes destacaram os grandes desafios da Comunidade Kolping de Bacabal no momento: a animação dos associados, a gestão/ organização interna e o acompanhamento aos Empreendimentos Economicos Solidários.
O Domingo Kolping foi encerrado com o almoço comunitário, com churrasco organizado de forma solidária pelos associados.
A tarde foi marcada por um importante encontro com os jovens e as jovens empreeendedoras solidárias. Numa grande roda de conversa, os participantes trouxeram as histórias do cotidiano dos empreendimentos, com os principais avanços, dificuldades, desafios e perspectivas para a caminhada dos jovens em Rede. A reunião foi encerrada com o compromisso dos jovens de assumirem, a partir de agora, a animação, fortalecimento e consolidão da Rede de EcoSol, como protagonistas desta ação transformadora.
Agradecemos aos associados e dirigentes da Comunidade Kolping de Bacabal por promover estes momentos fortes da caminhada e à Bernadete, da OKB/ Regional Nordeste por colaborar conosco nestas reflexões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário