Web Blog Oficial da Obra Kolping Estadual do Maranhão

OBJETIVO GERAL DA OBRA KOLPING ESTADUAL DO MARANHÃO

(2012 – 2014)

A Obra Kolping Estadual do Maranhão contribui para a promoção da pessoa humana nas diversas dimensões da vida, fortalecendo e integrando as Comunidades Kolping e incentivado para que estas sejam espaços de inclusão sob seus diversos aspectos (social, cultural, política e econômica) e de vivência fraterna da espiritualidade e dos ideais do Bem Aventurado Adolf Kolping.


Distrito Centro-Norte: CK Bacabal - CK Lago da Pedra - CK Vitorino Freire - CK Chapadinha
Distrito Sul: CK São Francisco de Assis - CK Nossa Senhora da Penha - CK Pe. Geraldo Schauff

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Comunidade Kolping de Bacabal… Mobilizada!

O mês de Maio/ 2012 na Comunidade Kolping de Bacabal (Bacabal – MA) foi marcado por encontros e reuniões de mobilização e integração com outras lutas sociais. Acompanhe…

PARCERIA UEMA E CK BACABAL

Foto-0061 Foto-0067

A Universidade Estadual do Maranhão/ UEMA, em parceria com a Comunidade Kolping de Bacabal, continua com seu plano de acompanhamento às 57 equipes de empreendedores que tiveram seus empreendimentos econômicos solidários (EES) apoiados durante a execução do Projeto Inclusão de Jovens Empreendedores, de 2009 a 2011 (Obra Kolping do Brasil – União Européia).

Atualmente, se reúnem mensalmente estes empreendedores para partilhar experiências e se auto-ajudarem, avaliarem a situação dos empreendimentos e planejar novas ações.

Em 2011, um grupo de estagiários do Curso de Administração da UEMA acompanharam parcialmente esses empreendedores. Hoje, diante do compromisso das duas instituições, esse trabalho de acompanhamento vem se consolidando com mais precisão e com orientações diretas dos professores Joana Angélica, José Vieira (UEMA) e Nonata Cavalcante (CK Bacabal).

O foco principal do estágio é ajudar esses empreendedores a identificar pontos fortes, fracos e oportunidades a partir de suas ideias elaboradas (Plano de Negócios) e experiências já adquiridas no ramo de negócio proposto. Também organizam palestras de formação e qualificação.

DE OLHO NO TRABALHO ESCRAVO

O Maranhão é o segundo estado do Brasil com maiores índices de casos de trabalho escravo.

Foto-0073

Dia 26 do mês corrente, aconteceu no auditório da Febac – Bacabal – MA, o lançamento de uma campanha de combate ao trabalho escravo no Maranhão – uma iniciativa da Secretaria de Economia Solidária do Estado do Maranhão. Compareceram representantes do Governo do Estado, da Secretaria de Economia Solidária, Ministério do Trabalho, Pastorais Sociais, Sine, entidades e sociedade civil.

Foto-0072Foto-0075

A Comunidade Kolping de Bacabal também marcou presença, reafirmando seu compromisso de lutar por condições dignas de trabalho, emprego e renda para os trabalhadores e suas famílias.

ANIMANDO A VIDA COMUNITÁRIA E ASSUMINDO AS LUTAS SOCIAIS

No dia 28 de Maio/ 2012 se realizou uma importante reunião com os jovens empreendedores e associados da CK Bacabal para retomar, com todo gás, a Campanha pela Lei de Iniciativa Popular de Economia Solidária. O foco das equipes agora é direcionar a campanha para as escolas e para os meios de comunicação social.

Foto-0058

No próximo mês, aproveitando os folguedos, associados e empreendedores organizam um Forró Junino com comidas típicas, quadrilhas e apresentação de bumba-meu-boi.

Parabéns à Comunidade Kolping de Bacabal pela animação da juventude empreendedora, somando com outras lutas sociais!

Redação: Raimunda Nonata Lima Cavalcante (presidente da Comunidade Kolping de Bacabal)   

terça-feira, 22 de maio de 2012

Visita à OKE-PA e Centro Profissionalizante Pedro Arrupe

Nos dias 20 e 21 de Maio/ 2012, estivemos em visita à Obra Kolping Estadual do Pará/ OKE-PA e ao Centro Profissionalizante Pedro Arrupe/ CPPA. A visita foi empreendida por Maria Bernadete Andrade (coordenadora regional da OKB/ Nordeste) e Leandro Silva (Coordenador Estadual da OKE-MA). Fomos calorosamente acolhidos por Andréia e Gilton, que coordenam de forma conjunta a OKE-PA e o Centro.

GE DIGITAL CAMERA               GE DIGITAL CAMERA

Os objetivos da visita foi conhecer de perto a experiência do CPPA na área de profissionalização e pensar perspectivas de futuras parcerias entre Kolping/ Nordeste, OKE-MA e OKE-PA, especialmente nas áreas de formação e qualificação de jovens trabalhadores.

GE DIGITAL CAMERA              IMGP4632IMGP4638IMGP4642

A relação da OKE-PA e OKE-MA são estreitas. Antes do processo de completa integração das Comunidades Kolping na OKE-MA, as CKs do Distrito Sul (Região de Imeratriz) esteve sob a coordenação e acompanhamento da OKE-PA, que também foi a responsável pela fundação de algumas delas. Fato é que muitas lideranças do Distrito Sul lembram com alegria os muitos encontros em Marabá de formação de associados. Hoje esta relação mudou e as OKEs encontram-se com seus campos de atuação territorial bem definidos. Entendemos como de suma importância manter uma boa relação com a OKE-PA, inclusive com perspectivas de parcerias futuras, uma vez que esta faz parte da história da OKE-MA, especialmente no que se refere à vida das CKs do Distrito Sul.

GE DIGITAL CAMERA              GE DIGITAL CAMERA              GE DIGITAL CAMERA              IMGP4635

Ficamos impressionados com a dimensão do CPPA e da qualidade dos cursos executados no Centro. Tivemos ainda a oportunidade de dialogar com Andréia e Gilton sobre os imensos desafios que são a manutenção de um projeto deste e a sustentabilidade de todas as instancias do Movimento Kolping atualmente. Dificuldades não faltam, mas os números do CPPA estão aí comprovando a diferença que o projeto faz na vida de dezenas de milhares de jovens.

O Centro Profissionalizante Pedro Arrupe/ CPPA atende aproximadamente 900 jovens no Programa Jovem Aprendiz e Qualificação Profissional. Ao longo de seus mais de 20 anos de história, o CPPA já profissionalizou mais de 30 mil pessoas. O Centro se mantém através de colaborações oferecidas em forma de doações  e parcerias formadas com entidades governamentais e privadas que se interessam pelos serviços oferecidos pela Obra Kolping e pelo desenvolvimento da comunidade, bem como pela continuação e preservação do Centro.

GEDC0350 GE DIGITAL CAMERA

Nosso agradecimento todo especial à OKE-PA, na pessoa dos companheiros Andréia e Gilton, pela acolhida, amizade e trocas de experiências!

Redação: Leandro Silva (Coordenador Estadual/ OKE-MA)

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Reunião da Diretoria Estadual da OKE-MA: primeira vez no Distrito Sul (Região de Imperatriz)!

GE DIGITAL CAMERA               GE DIGITAL CAMERA

Aconteceu no dia 20 de Maio/ 2012 a segunda reunião do ano da Diretoria Estadual da OKE-MA. A reunião foi histórica, pois aconteceu pela primeira vez no Distrito Sul (Região de Imperatriz). Tal acontecimento é fruto do processo de integração do conjunto das Comunidades Kolping à OKE-MA e da resolução assumida na Assembléia Geral de Janeiro de 2012 de que as atividades da OKE-MA deverão acontecer em regime de alternância entre as duas regiões, a fim de garantir o acompanhamento e proximidade com as CKs e aumentar o nível de conhecimento da realidade em que estas estão inseridas, que são as mais diversas.

Fomos acolhidos no Centro Catequético Pe. Geraldo Schauff em São Pedro da Água Branca – MA.

A reunião aconteceu de forma ampliada com a Coordenação Estadual e ainda com a presença de Bernadete Andrade, da OKB Regional Nordeste e de lideranças das CKs: Comunidade Kolping São Francisco de Assis (São Francisco do Brejão – MA), Comunidade Kolping Nossa Senhora da Penha (Vila Nova dos Martírios – MA) e Comunidade Kolping Pe. Geraldo Schauff (São Pedro da Água Branca – MA).

GE DIGITAL CAMERA              GE DIGITAL CAMERA              GE DIGITAL CAMERA              GE DIGITAL CAMERA

Foram tratados temas diversos, como o acompanhamento às Comunidades Kolping, a continuidade da Coordenação Estadual e feita uma reflexão sobre a questão da sustentabilidade no âmbito da Obra Kolping, com destaque para o seu significado, avanços e entraves.

Foi deliberada ainda a a realização do Encontro Estadual das Comunidades Kolping do Maranhão, para Outubro do corrente ano. A data exata será definida na próxima reunião da Diretoria Estadual. O encontro terá como objetivos: Retomar o Plano de Trabalho Trienal da OKE-MA e tratar do planejamento nas CKs, considerando Missão da OKB, Objetivos da OKB e OKE-MA e as definições do Plano Trienal.

A próxima próxima reunião bimestral da Diretoria Estadual está agendada para o dia 30 de junho do corrente, na Comunidade Kolping de Lago da Pedra, em Lago da Pedra – MA, Distrito Centro-Norte, obedecido o regime de alternância adotado pela OKE-MA para suas atividades.

Nosso agradecimento a todos os dirigentes das Comunidades Kolping e Estadual do Maranhão; e de forma especial à Comunidade Kolping Pe. Geraldo Schauff pela acolhida!

Redação: Leandro Silva (Coordenação Estadual/ OKE-MA)

domingo, 20 de maio de 2012

Ciclo de Visitas no Distrito Sul pela Diretoria Estadual da OKE-MA e Regional Nordeste da OKB: Encontros, acolhidas e desafios!

GE DIGITAL CAMERA               IMGP4622

No período de 18 a 20 de Maio/ 2012 realizamos um importante ciclo de visitas às Comunidades Kolping do Distrito Sul da Obra Kolping do Maranhão (Região de Imperatriz). As visitas foram realizadas por uma comitiva formada por representantes da Diretoria Estadual (João Agenor Sousa, José Barbosa Alves Neto, Oneci Texeira e Luzinete Aguiar), da Coordenação Estadual (Leandro Silva)  e da OKB Regional Nordeste (Maria Bernadete Andrade).

Este ciclo de visitas trata-se de um momento histórico e especial da caminhada da OKE-MA, sinal concreto da integração do conjunto das Comunidades Kolping dos dois Distritos (Centro-Norte e Sul) e da presença da Diretoria Estadual nos processos de acompanhamento das CKs e grupos em formação. Fomos acolhidos pelas Comunidades Kolping: CK São Francisco de Assis (São Francisco do Brejão – MA), CK Nossa Senhora da Penha (Vila Nova dos Martírios – MA) e CK Pe. Geraldo Schauff (São Pedro da Água Branca – MA).

Acompanhe como foi a programação…

IMGP4565 IMGP4568

A Comitiva se reuniu para almoçar em Imperatriz – MA. Lamentamos a ausencia do Profº Eugênio de Paula e Profª Socorro, que também faziam parte da Comitiva, mas tiveram que se ausentar por motivo de força maior (problema de saúde com familiar).

1ª Parada: Vila Nova dos Martírios – MA (18/05/2012)

Fomos acolhidos com alegria pela Comunidade Kolping Nossa Senhora da Penha, pelos dirigentes e associados. Após um momento de oração e reflexão do Evangelho, em que Jesus nos convida a ser “sal da terra e luz do mundo”, fizemos uma animada roda de conversa sobre os atuais desafios vivenciados pela Comunidade Kolping Nossa Senhora da Penha e do significado da presença da Diretoria Estadual e da OKB/ Regional Nordeste no Distrito Sul, especialmente para compreender a situação atual das Comunidades.

GE DIGITAL CAMERA              IMGP4573IMGP4582IMGP4584

O presidente da OKE-MA, João Agenor, saudou a todos os presentes e a seguir, Bernadete Andrade destacou que, diante das dificuldades encontrada hoje no cotidiano das Comunidades Kolping, cabe a cada CK assumir sua própria história, aproveitar os seus potenciais e encontrar os caminhos da animação e da sustentabilidade. A OKE-MA e a OKB desejam somar com as Comunidades Kolping e contribuir com estes processos.

IMGP4578 IMGP4588

A Comunidade Kolping Nossa Senhora da Penha já tem uma boa participação na vida da Igreja e tem como principal meta aumentar o número de associados comprometidos com o ideal Kolping. Leandro Silva, coordenador estadual, destacou a importancia da CK zelar pela vida comunitária, com a realização da reunião mensal como espaço de animação, formação e integração dos associados. Por fim, foi destacada a necessidade da Comunidade Kolping ser um espaço de acolhida das pessoas, sem qualquer forma de discriminação.

A visita foi encerrada com momento de oração e despedida. Nosso agradecimento especial aos dirigentes e associados da Comunidade Kolping Nossa Senhora da Penha, pela acolhida e perseverança!

2ª Parada: São Francisco do Brejão – MA (19/05/2012)

Nossa próxima etapa: Fundação oficial da Comunidade Kolping São Francisco de Assis. Fomos calorosamente recebidos pela Dona Terezinha Umbelina em sua residencia.

GEDC0206GEDC0209IMGP4592IMGP4594

À tarde, nos reunimos com os demais associados onde celebramos uma Assembléia Geral de Fundação da Comunidade Kolping São Francisco de Assis, que vinha desde Junho do ano passado estudando e se preparando para este momento. Foi feita a leitura e aprovação do estatuto social e a seguir, de forma consensual, foi formada a primeira diretoria da CK São Francisco de Assis, que recebeu de imediato posse pelo presidente da OKE-MA, João Agenor e pela representante da OKB, Bernadete Andrade.

GE DIGITAL CAMERA               IMGP4614

Compoem a diretoria da CK São Francisco de Assis: Dona Terezinha Umbelina dos Santos (presidente), Maria Jocélia Alves Correia (vice-presidente), Ana Cristina Figueira de Sousa (secretária), Maria da Conceição (vice-secretária), Maria Auridete da Silva (tesoureira), Sueli Oliveira da Silva (vice-tesoureira), Lucimar Dionísia Sousa Moraes (assistente religiosa), Ana Lúcia Torres Oliveira (vice-assistente religiosa), Cícera Rodrigues da Silva, Maria Meire Alves dos Santos e Luisa Ferreira da Silva (conselho fiscal).

GEDC0223GEDC0225GE DIGITAL CAMERA              GE DIGITAL CAMERA

A Diretoria Executiva Nacional da Obra Kolping do Brasil também saudou a Comunidade Kolping São Francisco de Assis pela ocasisão de sua fundação, através de carta dirigida pelo Pe. Arnoldo da Silva, Assistente Eclesiastico Nacional, que foi lida e apreciada pelos participantes. Segue inteiro teor da carta:

“Sexta-feira, 4 de Maio de 2012 (Via E-mail)

Caros Irmãos Kolpinistas do Maranhão
Ao cumprimentá-los pela fundação de mais uma comunidade Kolping, envio a todos um forte abraço e com um sorriso estampado por mais este feito.

Sabemos que não somos pessoas de "Grandes Obras", mas de pequenas Obras com GRANDE AMOR. Parabéns!

A Obra Kolping do Brasil  estará presente ao menos em espírito por ocasião da data que é a mesma da Reunião da Diretoria Executiva Nacional em São Paulo.

Gostaríamos de aproveitar a oportunidade para dizer que cada CK que nasce é como que um carimbo de Deus atestando o Carisma Kolping como resposta aos desafios deste novo milênio.

Pertencemos ao Braço Social da Igreja. Isto deve ser para todos da Kolping motivo de satisfação e  alegria, já que compreendemos que essas  etapas - fundação- constituem uma importante dimensão da participação humana na construção do Reino.

Aproveitamos esse momento em nome da Diretoria Nacional da Obra Kolping do Brasil, manifestar nossa gratidão e alegria em comunhão fraterna com toda a OKE/MA e de modo  especial com a CK São Francisco que vem somar de forma significativa para melhorar a vida de tantas famílias tornando-se  fermento e sal como sonhou Jesus e o Beato Padre Adolfo Kolping.

Queridos irmãos mais novos,

Rogamos sobre vós - CK São Francisnco - as Bençãos de Deus. Parabéns!

"A fé em Deus nos faz acreditar no homem"

Em nome da OKB,

Pe. Pedro Arnoldo da Silva (Assistente Eclesiástico OKB)”

A assembléia foi encerrada com a entrega dos distintivos do Movimento Kolping aos associados, oração final e votos de que a nossa mais nova Comunidade Kolping seja espaço de acolhida fraterna das pessoas e de luta pela efetivação dos direitos da cidadania em São Francisco do Brejão!

3ª Parada: São Pedro da Água Branca – MA (20/05/2012)

Chegamos ao nosso destino final, São Pedro da Água Branca, onde fomos calorosamente acolhidos pela Comunidade Kolping Pe. Geraldo Schauff, na pessoa de seus dirigentes, Joelma (presidente) e Irmã Maria José (assistente religiosa).

GEDC0283GEDC0296GEDC0311IMGP4624

Pela manhã, participamos da liturgia na Igreja Matriz de São Pedro, em que a Comitiva foi acolhida pela assembléia reunida e a seguir, fomos conhecer as instalações da sede social da Comunidade Kolping Pe. Geraldo Schauff. A seguir, Aconteceu a 2ª Reunião Bimestral da Diretoria Estadual da OKE-MA, ampliada, no Centro Catequético.

A Comunidade Kolping Pe. Geraldo Schauff é referencia no trabalho de acolhida e integração das Comunidades Kolping do Distrito Sul e no momento passa por muitos desafios, especialmente no que se refere à sua regularidade estatutária, fiscal e de gestão do patrimônio, dentre outros, consequencias da má gestão de diretorias passadas. Tais desafios foram assumidos pelo quadro diretor atual com muita responsabilidade. A OKE-MA e OKB se comprometeram de contribuir com a CK Pe. Geraldo Schauff  nestes processos de regularização.

GEDC0293 GEDC0297

Nossa gratidão a todos os associados e dirigentes do Distrito Sul pela acolhida  e amizade! Saimos mais fortes e integrados, confiantes no futuro do Movimento Kolping no Maranhão…

Redação: Leandro Silva (Coordenador Estadual/ OKE-MA)