O mês de Maio/ 2012 na Comunidade Kolping de Bacabal (Bacabal – MA) foi marcado por encontros e reuniões de mobilização e integração com outras lutas sociais. Acompanhe…
PARCERIA UEMA E CK BACABAL
A Universidade Estadual do Maranhão/ UEMA, em parceria com a Comunidade Kolping de Bacabal, continua com seu plano de acompanhamento às 57 equipes de empreendedores que tiveram seus empreendimentos econômicos solidários (EES) apoiados durante a execução do Projeto Inclusão de Jovens Empreendedores, de 2009 a 2011 (Obra Kolping do Brasil – União Européia).
Atualmente, se reúnem mensalmente estes empreendedores para partilhar experiências e se auto-ajudarem, avaliarem a situação dos empreendimentos e planejar novas ações.
Em 2011, um grupo de estagiários do Curso de Administração da UEMA acompanharam parcialmente esses empreendedores. Hoje, diante do compromisso das duas instituições, esse trabalho de acompanhamento vem se consolidando com mais precisão e com orientações diretas dos professores Joana Angélica, José Vieira (UEMA) e Nonata Cavalcante (CK Bacabal).
O foco principal do estágio é ajudar esses empreendedores a identificar pontos fortes, fracos e oportunidades a partir de suas ideias elaboradas (Plano de Negócios) e experiências já adquiridas no ramo de negócio proposto. Também organizam palestras de formação e qualificação.
DE OLHO NO TRABALHO ESCRAVO
O Maranhão é o segundo estado do Brasil com maiores índices de casos de trabalho escravo.
Dia 26 do mês corrente, aconteceu no auditório da Febac – Bacabal – MA, o lançamento de uma campanha de combate ao trabalho escravo no Maranhão – uma iniciativa da Secretaria de Economia Solidária do Estado do Maranhão. Compareceram representantes do Governo do Estado, da Secretaria de Economia Solidária, Ministério do Trabalho, Pastorais Sociais, Sine, entidades e sociedade civil.
A Comunidade Kolping de Bacabal também marcou presença, reafirmando seu compromisso de lutar por condições dignas de trabalho, emprego e renda para os trabalhadores e suas famílias.
ANIMANDO A VIDA COMUNITÁRIA E ASSUMINDO AS LUTAS SOCIAIS
No dia 28 de Maio/ 2012 se realizou uma importante reunião com os jovens empreendedores e associados da CK Bacabal para retomar, com todo gás, a Campanha pela Lei de Iniciativa Popular de Economia Solidária. O foco das equipes agora é direcionar a campanha para as escolas e para os meios de comunicação social.
No próximo mês, aproveitando os folguedos, associados e empreendedores organizam um Forró Junino com comidas típicas, quadrilhas e apresentação de bumba-meu-boi.
Parabéns à Comunidade Kolping de Bacabal pela animação da juventude empreendedora, somando com outras lutas sociais!
Redação: Raimunda Nonata Lima Cavalcante (presidente da Comunidade Kolping de Bacabal)
Nenhum comentário:
Postar um comentário