Nos dias 20 e 21 de Maio/ 2012, estivemos em visita à Obra Kolping Estadual do Pará/ OKE-PA e ao Centro Profissionalizante Pedro Arrupe/ CPPA. A visita foi empreendida por Maria Bernadete Andrade (coordenadora regional da OKB/ Nordeste) e Leandro Silva (Coordenador Estadual da OKE-MA). Fomos calorosamente acolhidos por Andréia e Gilton, que coordenam de forma conjunta a OKE-PA e o Centro.
Os objetivos da visita foi conhecer de perto a experiência do CPPA na área de profissionalização e pensar perspectivas de futuras parcerias entre Kolping/ Nordeste, OKE-MA e OKE-PA, especialmente nas áreas de formação e qualificação de jovens trabalhadores.
A relação da OKE-PA e OKE-MA são estreitas. Antes do processo de completa integração das Comunidades Kolping na OKE-MA, as CKs do Distrito Sul (Região de Imeratriz) esteve sob a coordenação e acompanhamento da OKE-PA, que também foi a responsável pela fundação de algumas delas. Fato é que muitas lideranças do Distrito Sul lembram com alegria os muitos encontros em Marabá de formação de associados. Hoje esta relação mudou e as OKEs encontram-se com seus campos de atuação territorial bem definidos. Entendemos como de suma importância manter uma boa relação com a OKE-PA, inclusive com perspectivas de parcerias futuras, uma vez que esta faz parte da história da OKE-MA, especialmente no que se refere à vida das CKs do Distrito Sul.
Ficamos impressionados com a dimensão do CPPA e da qualidade dos cursos executados no Centro. Tivemos ainda a oportunidade de dialogar com Andréia e Gilton sobre os imensos desafios que são a manutenção de um projeto deste e a sustentabilidade de todas as instancias do Movimento Kolping atualmente. Dificuldades não faltam, mas os números do CPPA estão aí comprovando a diferença que o projeto faz na vida de dezenas de milhares de jovens.
O Centro Profissionalizante Pedro Arrupe/ CPPA atende aproximadamente 900 jovens no Programa Jovem Aprendiz e Qualificação Profissional. Ao longo de seus mais de 20 anos de história, o CPPA já profissionalizou mais de 30 mil pessoas. O Centro se mantém através de colaborações oferecidas em forma de doações e parcerias formadas com entidades governamentais e privadas que se interessam pelos serviços oferecidos pela Obra Kolping e pelo desenvolvimento da comunidade, bem como pela continuação e preservação do Centro.
Nosso agradecimento todo especial à OKE-PA, na pessoa dos companheiros Andréia e Gilton, pela acolhida, amizade e trocas de experiências!
Redação: Leandro Silva (Coordenador Estadual/ OKE-MA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário