Web Blog Oficial da Obra Kolping Estadual do Maranhão

OBJETIVO GERAL DA OBRA KOLPING ESTADUAL DO MARANHÃO

(2012 – 2014)

A Obra Kolping Estadual do Maranhão contribui para a promoção da pessoa humana nas diversas dimensões da vida, fortalecendo e integrando as Comunidades Kolping e incentivado para que estas sejam espaços de inclusão sob seus diversos aspectos (social, cultural, política e econômica) e de vivência fraterna da espiritualidade e dos ideais do Bem Aventurado Adolf Kolping.


Distrito Centro-Norte: CK Bacabal - CK Lago da Pedra - CK Vitorino Freire - CK Chapadinha
Distrito Sul: CK São Francisco de Assis - CK Nossa Senhora da Penha - CK Pe. Geraldo Schauff

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Consulta . Grupos de Trabalho Temáticos na OKE-MA

Por uma Gestão Colaborativa da OKE-MA...
Companheirada,

1. Nos dias 28 e 29 de Janeiro de 2012 a Obra Kolping Estadual do Maranhão realizará um momento fundamental para a sua caminhada nos próximos anos (2012-2015): a realização de sua Assembléia Geral Eletiva.

Nesta ocasião, realizaremos a aprovação do texto final do Plano de Trabalho Trienal, elaborado na ocasião do nosso Encontro Estadual, e a eleição de um novo quadro diretor.

2. De certa forma, lamentamos o registro de apenas uma chapa, configurando o instituto da chapa única, pois acreditamos que este debate poderia ter sido mais intenso e termos tido sim, uma pluralidade de chapas e propostas de gestão para a OKE-MA.

Ao mesmo tempo, nos alegramos pela a atual chapa registrada contemplar presença de irmãos kolping do Sul do Maranhão, uma vez que esta região agora está de forma definitiva integrada ao conjunto da Obra Kolping Maranhão e não podemos prescindir jamais da presença de seus representantes, enquanto região, neste espaço político e decisório da caminhada da OKE-MA, que é a Diretoria Estadual.

3. Claro que participar dos rumos da OKE-MA não é apenas compor o quadro diretor e isso nem seria talvez possível dada a distância entre as CKs. Por outro lado, são muito os desafios que precisamos fazer frente e que certamente aguardam da Obra Kolping uma resposta e ação.

4. Assim, pensando na possibilidade de ampliarmos a participação de associados e associadas nos rumos da Obra Kolping do Maranhão, venho sugerir a proposta de, além do quadro diretor, pudéssemos formar GTTs  - Grupos de Trabalho Temáticos, com a participação voluntária de associados/as e lideranças, que ajudassem a pensar ações e estratégias em alguns campo da OKE-MA.

Assim...
a) Os GTTs têm a atribuição de atuar como um "espaço consultivo" da diretoria da OKE-MA sobre determinado tema, sem voto nas Assembléias e Reuniões Bimestrais, mas com o objetivo de pensar ações e estratégias de atuação da OKE-MA dentro deste tema.

b) Os GTTs se reuniriam de forma autônoma, sob a assessoria da Coordenação Estadual, em tempos oportunos, e suas deliberações seriam levadas para a próxima reunião da diretoria da OKE-MA.

c) A participação nos GTTs seria voluntária, pelo(a) associado (a) que se sinta cativado e motivado para contribuir com a caminhada da Obra Kolping do Maranhão em alguma área temática específica.

d) Viemos assim sugerir a formação de 03 Grupos de Trabalho Temático para o momento atual da Obra Kolping Maranhão:

GTT SUSTENTABILIDADE: com o objetivo de pensar um modelo de gestão para a Obra Kolping Maranhão, que lhe garanta nos próximos anos caminhar com independencia financeira e capacidade de garantir um acompanhamento eficaz das Comunidades Kolping e projetos.

De pronto, este GTT iria contribuir com a Coordenação Estadual na organização de um seminário sobre sustentabilidade para a OKE-MA em 2012.

GTT JUVENTUDES, GÊNERO E DIVERSIDADE: com o objetivo de pensar a participação de mulheres e jovens na Obra Kolping do Maranhão e o fomento ao respeito à diversidade, nos aspectos racial, religiosa, cultural e sexual. O GTT tem o desafio de pensar as ações de inclusão de jovens e o combate à violência doméstica, bem como da possibilidade de cada CK se tornar um espaço de vivência fraterna e de tolerância.

De pronto, este GTT iria contribuir com a Coordenação Estadual na organização de dois seminários: um sobre "juventudes" e outro sobre "mulheres" para a OKE-MA em 2012.

GTT FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO: com a atribuição de pensar estratégias que fortaleça o acompanhamento e a integração da Obra Kolping no Maranhão, das duas regiões, Centro-Norte e Sul. Teria ainda o desafio de pensar estratégias de formação para associados e novas lideranças da Obra Kolping Maranhão.

De pronto, este GTT iria contribuir com a Coordenação Estadual na organização de 03 cartilhas de formação para as Comunidades Kolping da OKE-MA em 2012.

5. A  prosposta da formação desta estrutura de GTT teria que ser discutida e aprovada na Assembléia Geral da OKE-MA e a sua formação é voluntária. Em que GTT  você acredita que pode contribuir? Qual deles é a sua "cara"?

6. Podemos ainda pensar a possibilidade de cada GTT contar com um gerente, com voz ativa e sem voto nas Assembléias e Reuniões Bimestrais da Diretoria da OKE-MA. A formação desta estrutura permitirá um debate mais amplo, participativo e democrático em toda a OKE-MA e a sua concretização não fere o Estatuto Social da OKE-MA , por se tratar de um espaço consultivo, temático, de integração de lideranças, que não vincula o quadro diretor na tomada de decisões.

7. Fica pois sob consulta a formação dos GTT, por uma gestão colaborativa da OKE-MA.

8. Esta possibilidade não descarta nem substitui a realização de Encontros Setorais por regiões, experimentados este ano (2011), como espaço de diálogo e integração das CKs.

Afetuoso abraço e Feliz Ano Novo!

Leandro Silva
Obra Kolping Estadual do Maranhão/ OKE-MA
Coordenação Estadual

Registro de Chapa - Quadro Diretor - Assembléia Geral da OKE-MA 2012



1. A Coordenação Estadual da OKE-MA comunica o registro, no prazo, da respectiva chapa para quadro diretor da OKE-MA para o triênio 2012 - 2015, para o que dá publicidade:

Data do Registro: 28 de Dezembro de 2011
Horário de Registro: 21:59h
Forma de Registro: E-mail
E-mail Remetente:
 

Nome Completo
Função
Comunidade Kolping
Região
Marta Rejane Torres
Presidente
CK Bacabal
Centro-Norte
Roberto da Silva Pereira
Vice-Presidente
CK Frei Rogério
Sul
Valdete Cândida da Silva
Tesoureiro
CK Bacabal
Centro-Norte
Joaquim Batista Costa
Vice-Tesoureiro
CK Bacabal
Centro-Norte
José Barbosa Alves Neto
Secretário
CK Vitorino Freire
Centro-Norte
Francisca Ferreira da Silva (Joelma)
Vice-Secretário
CK Pe. Geraldo Schauff
Sul
José Farias
Conselho Fiscal
CK Bacabal
Centro-Norte
Raimunda Nonata Lima Cavalcante
Conselho Fiscal
CK Bacabal
Centro-Norte
João Batista
Conselho Fiscal
CK Vitorino Freire
Centro-Norte


2.Conforme o Estatuto Social da Obra Kolping do Maranhão e o edital de convocação da Assembléia Geral da OKE-MA 2012 (disponível no link:http://kolping-ma.blogspot.com/p/diretoria.html) serão válidas chapas registradas em até 30 dias antes da realização da Assembléia Geral da OKE-MA.

3. Por não ter ocorrido registro de chapas concorrentes, esta configura-se como chapa única, sendo vedada a formação de chapas consensuais, salvo os casos de impugnação por descumprimento de preceito estatutário.

4. Qualquer associado do Movimento Kolping do Maranhão pode se manifestar sobre a presente chapa. Todos os recursos serão respondidos por e-mail e publicado no Web Blog, por ser de interesse de toda a Obra Kolping Maranhense.

5. Solicitação de informações e envio de recursos devem ser feitos pelo e-mail: leandroarlequim@yahoo.com.br, que serão prontamente respondidos a partir de 02 de Janeiro de 2012.

Nosso fraternal abraço e votos de um Ano Novo pleno de muitas realizações!

Leandro Silva
Obra Kolping Estadual do Maranhão/ OKE-MA
Coordenação Estadual

sábado, 24 de dezembro de 2011

Comunidade Kolping de Bacabal realizou Oficina de Gestão Associativa para jovens.

A Comunidade Kolping de Bacabal realizou no dia 23 de Dezembro/ 2011 uma Oficina de Gestão Associativa para jovens e interessados.

A oficina abordou conceitos básicos sobre associativismo, como os seus elementos: grupo de líderes, objetivo comum e valor ético: busca do bem comum.

Conceitos sociais como "competição", "acomodação", "tensão latente" e "cooperação" foram trabalhados a partir de jogos lúdicos e estudos de grupos.


Cerca de 30 jovens e interessados participaram da Oficina de Gestão Associativa, que abordou os elementos básicos da vivência em associações.

O estudo teve como referencia o próprio modelo de organização associativa da Obra Kolping e de outras instituições representadas por líderes na Oficina como a ASDEBAL (Associação de Deficientes de Bacabal), empreendimentos solidários de Economia Solidária (EcoSol) e a Pastoral da Juventude. 

Jogo Dança das Cadeiras Cooperativas: o desafio é incluir todas as pessoas, num jogo em que todos ganham ou todos perdem.

O grupo teve a oportunidade de discutir os diversos modelos de associações, a sua importância na conquista dos direitos sociais e os principais obestáculos para o desenvolvimento do movimento associativista no Maranhão.

Jogo da Navegação (Im)possível: o exercício mexeu com os sentimentos do grupo, que vivenciou a importância da comunicação e de se criar boas estratégias de grupo para superar desafios.

A oficina foi trabalhada através de jogos e dinâmicas de grupos cooperativos, que ajudaram os participantes a perceberem o sentido da cooperação, o desafio da inclusão do grupo e da responsabilidade na gestão de causas comuns.


As técnicas de jogos cooperativos ajudam os grupos a lidar com vitórias e perdas, de assumir riscos com responsabilidade e de fazer frente ao desafio de incluir a todos, com suas potencialidades e limitações individuais.

 
Dada a impossibilidade de se trabalhar todo o conteúdo programático da Oficina por conta do tempo, os participantes se comprometeram com a realização de uma segunda etapa, no dia 11 de Março/ 2012, onde serão abordados os temas: "lideranças nas associações" e "exercícios práticos do papel de um quadro diretor de associação".


Grupo de estudos.


Jogo "A Arca de Noé". Importância da responsabilidade com o grupo e de se ficar atento às regras. Participantes prejudicaram os seus companheiros por se arriscarem individualmente num jogo de objetivo grupal. 


A atividade foi assessorada pela Coordenação Estadual da Obra Kolping Estadual do Maranhão e foi apoiada pela Obra Kolping do Brasil e União Européia, no âmbito do Projeto Inclusão de Jovens Empreendedores. 

Redação: Coordenação Estadual



terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Parceria Kolping e UEMA: Acompanhamento a empreendimentos solidários juvenis em 2012.

Hoje, 20.12.2011, contamos com a visita do Profº Célio, da Universidade Estadual do Maranhão/ UEMA, parceira da Obra Kolping nos processos de acompanhamento aos empreendimentos solidários juvenis apoiados através do Projeto Inclusão de Jovens Empreendedores (financiado pela União Européia)

Na ocasião, o Profº Célio fez uma breve avaliação do trabalho de acompanhamento desenvolvido por estagiários do Curso de Administração da UEMA, através de um projeto de extensão coordenado por ele. 

Profº Célio ainda anunciou seu afastamento oficial deste projeto, ao tempo que apresentou o Profº Zé Vieira como novo coordenador do projeto de extensão, focado na intevenção "in loco" nos empreendimentos, através de visitas de assessoria.


Visita dos profesores da UEMA, do Curso de Admisitração: Profº Célio e Profº Vieira. O encontro teve por objetivo discutir as perspectivas de continuidade do projeto de extensão da universidade, que faz acompanhamento aos empreendimentos solidários apoiados pela Obra Kolping.

Será formada uma nova equipe a partir de março do ano que vem, a realização de encontros de planejamento com os jovens empreendedores e os estagiários, a realização de visitas, um encontro final de avaliação da experiência e a elaboração de relatórios.

A parceria com a Universidade Estadual do Maranhão é aberta à realização de novas e futuras experiências sociais que contribuam para o desenvolvimento da comunidade local.

Redação: Coordenação Estadual

Reunião com a Comissão Executiva da Comunidade Kolping de Bacabal



A reunião da Comissão Executiva da Comunidade Kolping de Bacabal contou com a participação do Srº José Farias, presidente da Obra Kolping Estadual do Maranhão/ OKE-MA.

No dia 19 de Dezembro/ 2012 aconteceu uma importante reunião da Comissão Executiva da Comunidade Kolping de Bacabal, formada por Valdete Cândida, João Agenor e Srº Joaquim. A reunião foi assessorada pela Coordenação Estadual e contamos ainda com a participação do Srº José Farias, presidente da Obra Kolping Estadual do Maranhão.

O assunto principal da reunião foi a Assembléia Geral Eletiva da Comunidade Kolping de Bacabal, a ser realizada no dia 21 de Janeiro/ 2012, onde será feita a atualização do Estatuto Social da CK e a eleição de um novo quadro diretor.

A grande novidade, firmada pela Comissão Executiva, é a formação de Departamentos Temáticos, com a participação de todos os associados/as, a fim de envolvê-los na animação da CK. 

A carta-convite propõe a formação de pelo menos três Departamentos, deixando livre a criação de outros, conforme o interesse do grupo:

A – DEPARTAMENTO DE ESPORTES E CIDADANIA: para promoção de atividades desportivas, de revitalização da quadra esportiva e de acesso à cidadania pelo esporte;
B – DEPARTAMENTO DE GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA: com o objetivo de animar o Fórum de Jovens Empreendedores Solidários, apoiados pelo Projeto Inclusão de Jovens Empreendedores, promover estratégias de acompanhamento aos empreendimentos e outras ações e projetos relacionadas à geração de trabalho e renda, na perspectiva da Economia Solidária;
C – DEPARTAMENTO DE ARTES E CULTURA: com o objetivo de motivar crianças, jovens, idosos e comunidade local, através de ações arte-educativas, que fortaleçam a comunicação e a cultura como instrumentos de exercício da cidadania.



A reunião teve como ponto alto o planejamento da Assembléia Geral Eletiva da CK Bacabal e a realização de uma Oficina de Gestão Associativa para jovens, associados/ as e interessados. 

O grupo tratou ainda de outras propostas:

- A realização, no dia 23 de Dezembro/ 2011, de uma Oficina de Gestão Associativa aberto aos jovens da Juventude Kolping, associados/ as e quem mais se interessar a refletir o tema. O objetivo é qualificar a participação dos associados/as no espaço da CK (gestão).
- Apresentação da proposta de um Carnaval Solidário alternativo com o objetivo de animar a CK e fazer um grande mutirão de reforma e limpeza da sede social

Redação: Coordenação Estadual 

sábado, 17 de dezembro de 2011

Mensagem de Fim de Ano da OKE-MA



Às

Comunidades Kolping (OKE-MA)

Região Centro-Norte: CK Bacabal, CK Lago da Pedra, CK Vitorino Freire, CK Chapadinha.

Região Sul: CK Pe. Geraldo Schauff, CK Nossa Senhora da Penha, CK Nossa Senhora da Conceição, CK Frei Rogério, CK Frei Tomé, CK Nossa Senhora Aparecida, CK São Francisco de Assis. 

Ref.: Mensagem de Fim de Ano . Assembléia Geral Eletiva . Vigília de Natal . Informes Gerais 

Companheirada,

1. Ao tempo em que cumprimentamos todas as lideranças e associados/as das Comunidades Kolping do Maranhão, viemos dar ação de graças a Deus pela nossa caminhada em 2011.

2. O Encontro das Comunidades Kolping do Maranhão, realizado no período de 21 a 23 de Outubro em Bacabal nos fortaleceu e nos mostrou quão profundas são as experiências de vida comunitária, formação e promoção da pessoa humana realizadas em nossas Comunidades Kolping. Por outro lado, nos mostrou que temos muitos desafios pela frente, no sentido de fortalecer a identidade da Obra Kolping Maranhense, de integrar as comunidades, formar lideranças, pensar a nossa sustentabilidade e acolher a juventude. Enfim – garantir que o Movimento Kolping no Maranhão seja espaço de transformação da sociedade e de concretização do Reino de Deus.

Essa missão é de todos nós. É o próprio Deus quem nos chama, através de Kolping!


Encontro das Comunidades Kolping do Maranhão (Bacabal - MA, Outubro de 2011) 


3. Lembramos aos irmãos e irmãs o nosso compromisso de participar, nos dias 28 e 29 de Janeiro de 2012, da Assembléia Geral Eletiva da OKE-MA, que acontecerá em Bacabal – MA. Neste importante momento, faremos o estudo e aprovação do nosso Plano de Trabalho Trienal (2012 – 2014) e, para o mesmo período, elegeremos uma nova Diretoria Estadual, que deverá ter o rosto da OKE-MA: presença feminina e juvenil, compromisso e representação de nossas duas regiões (Centro-Norte e Sul). Nos articulemos para vivenciar este momento. Participarão conosco ainda a Coordenadora da Obra Kolping Nordeste, Srª Bernadete Andrade e o Presidente da Obra Kolping Nacional, Srº Wagner Santana, a quem devemos acolher com autêntica alegria maranhense!

4. Chegamos próximo à Festividade do Natal, onde somos convidados a refletir a presença de Deus em nossa vida e na vida de nossas comunidades. Pensando nisso, a Coordenação Estadual preparou com muito carinho uma proposta de “Vigília de Oração Kolping”, que segue em anexo, que poderá ser livremente adaptada, para que se organizem em cada Comunidade Kolping um momento de oração e reflexão de nosso ideal junto aos associados e associadas (Para baixar a vigília, clique Aqui).

5. Temos um espaço na internet totalmente dedicado a mostrar ao mundo o que de melhor acontece em nossas Comunidades Kolping. É o web blog da OKE-MA. Para acessar, o endereço é: http://kolping-ma.blogspot.com

Caso queira mandar notícias, fotos e vídeos de atividades de sua Comunidade Kolping para ser publicado, basta enviar o material para o e-mail: leandroarlequim@yahoo.com.br ou kolping.ma@ig.com.br

No blog você ainda pode acessar a agenda da Coordenação Estadual, das atividades da Diretoria e fazer download de todos os documentos de interesse da OKE-MA.

6. Que neste Natal e em todo o Ano Novo que se aproxima, derrame sobre nós as bênçãos de Deus, como cantamos no nosso Encontro Estadual...

“... que Deus me regue... de amor profundo
Que Deus me regue... de todo bem do mundo
Que Deus me regue... de boas atitudes
Que Deus me regue... de toda harmonia
Que Deus me regue... de paz a cada dia
Que Deus me regue... de luz, de saúde
Que Deus me regue!” (Pe. Zezinho/ Cantores de Deus)

Que o Menino Jesus abençoe nossas Comunidades Kolping, associados/as e suas famílias!

Srº José Farias
Obra Kolping Estadual do Maranhão
Diretoria Estadual 

Leandro Silva
Obra Kolping Estadual do Maranhão
Coordenação Estadual

_________________________________________________
P.S.: Solicitamos aos presidentes/ lideranças das Comunidades Kolping fazerem a leitura deste documento para os associados e associadas.