No período de 12 a 16 de Dezembro/ 2011 a Coordenação Estadual da OKE-MA realizou um ciclo de visitas às Comunidades Kolping da Região Sul.
O ciclo de visitas contou ainda com a participação de Antonio José do Escritório de Coordenação Nordeste da Obra Kolping do Brasil.
Os objetivos das visitas foram: avaliar a caminhada das Comunidades Kolping depois do Encontro Estadual da Obra Kolping do Maranhão, refletir a importância das Comunidades realizarem um bom planejamento de suas ações em 2012 e animar a participação das lideranças na Assembléia Geral da OKE-MA que acontecerá em Janeiro/ 2012.
O ciclo de visitas iniciou-se com a chegada em Imperatriz, no dia 12, sendo visitadas em sequência as Comunidades Kolping: São Francisco de Assis (São Francisco do Brejão - MA), Frei Tomé e Nossa Senhora da Conceição (em Cidelândia - MA), Nossa Senhora da Penha (Vila Nova dos Martírios - MA) e Pe. Geraldo Schauff (São Pedro da Água Branca - MA).
O ciclo encerrou-se com almoço e conversa com as Irmãs Missionária de Ação Paroquial, na casa delas em São Pedro da Água Branca.
As visitas foram espaços importantes de refletir e decidir em cada Comunidade Kolping da Região Sul:
- A adoção de um planejamento, considerando os diversos pilares do Movimento Kolping e a retomada da vida comunitária (encontro periódico dos grupos) como um pressuposto de existência da Comunidade Kolping;
- A participação de delegados das Comunidades Kolping da Região Sul na Assembléia Geral Eletiva da Obra Kolping Estadual do Maranhão, como um passo importante no processo de integração destas CKs no conjunto da Obra Kolping Estadual;
- A transferência definitiva de domicílio do coordenador estadual para Imperatriz-MA, a partir de Fevereiro/ 2011 como forma de otimizar o acompanhamento das CKs e pensar ações conjuntas que fortaleçam a caminhada dos grupos, em diversos campos: Religião, geração de trabalho e renda, ação social, política e cultura.
- Pensar com a participação efetiva dos grupos locais proposta de projetos que possam ser apoiados pela Obra Kolping, seja para fortalecer as Comunidades Kolping, seja para contribuir com a superação da pobreza extrema em que vivem as família na Região Sul do Maranhão.
Nosso agradecimento especial ao Antonio José Cunha, do Escritório Nordeste, que se dispôs a nos acompanhar neste ciclo de visitas; às Irmãs Missionárias de Ação Paroquial, pela acolhida e apoio e a cada liderança nas CKs, que nos ajudaram a dinamizar estes momentos.
Acompanhe algumas imagens do trabalho:
Visita à Comunidade Kolping São Francisco de Assis (São Francisco do Brejão - MA).
Grupo pretende retomar a estruturação de um ateliê comunitário. As reuniões acontecem na casa dos associados. Novos interessados estão se aproximando do grupo, que aumenta a cada encontro.
Reunião com as Comunidades Kolping Frei Rogério (Cidelândia) e Nossa Senhora da Conceição (Povoado Curverlândia).
A conversa girou em torno da necessidade dos grupos retomarem com maior seriedade os encontros periódicos e fortalecer assim a vida comunitária - pressuposto básico de existência das Comunidades Kolping.
Rodando mundo, nas Vans. Na foto, com Antonia, liderança de Curvelândia e ao fundo, Antonio José. A facilidade de transportes na região facilita o trabalho de acompanhamento às Comunidades Kolping.
Encontro com o grupo da Comunidade Kolping Nossa Senhora da Penha, em Vila Nova dos Martírios. Mesmo com grupo reduzido de associados - um desafio para eles em 2012 - permanecem animados e planejam ações de revigoramento da caminhada da CK.
Reunião com o grupo da Comunidade Kolping Pe. Geraldo Schauff. O grupo se esforça para garantir uma atuação social sustentável na comunidade local, com parceria da Igreja e o apoio da Irmãs Missionária de Ação Paroquial. A CK é a principal estratégia de manutenção da obra social desenvolvida pelo Pe. Geraldo Schauff, reconhecido pelo seu engajamento em prol da melhoria das condições de vida das famílias da região.
A Comunidade Kolping Pe. Geraldo Schauff é ainda um importante articuladora das demais Comunidades na regiao, favorecendo contatos e a realização de atividades, como o Encontro das Comunidades Kolping do Sul do Maranhão, acontecido em Agosto/ 2011.
Almoço e batepapo animado com as Irmãs Missionárias de Ação Paroquial, que prestam imenso apoio à Obra Kolping na região, colocando à disposição suas estruturas e capacidade de articulação.
Nas fotos, Irmã Maria José (camiseta verde) e Irmãs Aparecida e Aparecida (de azul)
Andarilhos: Antônio José (ECN) e Leandro Silva (Coordenador Estadual). A foto foi tirada em frente à Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Cidelândia, em construção.
Redação: Leandro Silva (Coordenador Estadual da OKE-MA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário