Web Blog Oficial da Obra Kolping Estadual do Maranhão

OBJETIVO GERAL DA OBRA KOLPING ESTADUAL DO MARANHÃO

(2012 – 2014)

A Obra Kolping Estadual do Maranhão contribui para a promoção da pessoa humana nas diversas dimensões da vida, fortalecendo e integrando as Comunidades Kolping e incentivado para que estas sejam espaços de inclusão sob seus diversos aspectos (social, cultural, política e econômica) e de vivência fraterna da espiritualidade e dos ideais do Bem Aventurado Adolf Kolping.


Distrito Centro-Norte: CK Bacabal - CK Lago da Pedra - CK Vitorino Freire - CK Chapadinha
Distrito Sul: CK São Francisco de Assis - CK Nossa Senhora da Penha - CK Pe. Geraldo Schauff

sábado, 3 de dezembro de 2011

Seminário de EcoSol e Comitê da Campanha pela Lei de da EcoSol

No dia 15 de Novembro/ 2011 aconteceu em Bacabal um Seminário sobre Economia Solidária (EcoSol), organizado pelo Projeto Inclusão de Jovens Empreendedores - Núcleo de Bacabal/ MA e concomitantemente atividades de monitoramento (avaliação externa) do Projeto.
O encontro aconteceu no Centro Missionário Franciscano - CEFRAN e reuniu 83 jovens emprendedores, apoiados pelo Projeto Inclusão de Jovens Empreendedores (Obra Kolping do Brasil - Apoio: União Européia).
Abertura do Seminário de Economia Solidária. Na foto, participação de Grazia Faeta, avaliadora externa do Projeto Inclusão de Jovens Empreendedores.
Jovens Empreendedores contribuem com a avaliação externa e debatem a necessidade de um marco legal para a Economia Solidária: reconhecimento, formalização, políticas públicas e fomento.

No Seminário discutiu-se a Campanha pela aprovação de uma Lei de Iniciativa Popular para  Economia Solidária Brasileira, encabeçada pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) e assumido por empreendedores e redes solidárias de todo o país.
Com os jovens foram refletidos a importância da lei, no sentido de garantir o reconhecimento do trabalho associativo no Brasil, com a consequente formalização dos empreendimento, a implementação de políticas públicas de apoio nas três esferas de governo - União, Estados e Municípios - articulados num sistema coeso e o fomento à Economia Solidária, através de crédito, espaços de comercialização e circulação de produtos solidários e tratamento fiscal diferenciado para os empreendimentos da Economia Solidária.
Pichilinga e Tapioca
Ludicidades: Jogos e brincadeiras alegraram os participantes. 

O Encontro foi ainda um espaço de convivência e integração entre os jovens, através de atividades lúdicas, coordenada por Bruno Alves, teatrólogo de Alagoas, em visita a Bacabal. A animação ficou por conta do Palhaço Tapioca (Bruno Alves) e de seu assistente, o Palhaço Pichilinga (Leandro Silva), através de brincadeiras, cantigas de roda e dinâmicas de grupo.

Grazia Faeta e os jovens. A avaliação pemitirá auferir os impactos do Projeto na vida dos jovens, na comunidade local e servirá ainda de fonte de aprendizados para a própria Obra Kolping no campo da gestão de projetos, juventudes e geração de renda solidária. 

O Seminário foi ainda um momento importante de avaliação dos resultados e impactos do Projeto Inclusão de Jovens Empreendedores. Neste sentido, contamos com a presença de Grazia Faeta, avaliadora externa do Projeto. A avaliação é importante seja para se averiguar as transformações sócio-economicas provocadas na vida dos jovens, suas família e na sociedade local; seja como fonte de aprendizados da própria Obra Kolping no campo de projetos, parcerias e dos Sub-Programas Juventudes e Geração de Trabalho e Renda, do seu Programa de Ação para o Nordeste. 
Dança do Lambalú... Brincadeiras quebram o gelo e estreitam os vínculos de amizade...

Como encaminhamento concreto do Seminário foi criado um Comitê de articulação da Campanha pela Lei da EcoSol em Bacabal e região. O Comitê é formado pelos representantes de 13 Pontos de Coletas de assinaturas pela aprovação da Lei, espalhados pela cidade e no Povoado Morada Nova.


Nas reuniões seguintes do Comitê, foi eleita uma Coordenação para o Comitê e registrado na plataforma Cirandas.Net, do Fórum Brasileiro de EcoSol, a Comunidade Kolping de Bacabal, como ponto central de coletas e local de reunião e gestão do Comitê.
Além da coleta de assinatura, o Comitê está pensando um planejamento que inclui ainda ações de formação, sensibilização e mobilização da sociedade, sobre o tema da EcoSol e a necessidade de um marco regulatório.
Do Seminário foi articulado um Comitê para animação da Campanha pela Lei de Iniciativa Popular da EcoSol para atuar em Bacabal e região. 

Outros momentos do Monitoramento/ Avaliação Externa do Projeto Inclusão de Jovens Empreendedores no período de 11 a 16 de Novembro de 2011.

Em diálogo com os participantes do Curso de Formação de Lideranças/ Bacabal - MA.

Encontro com diretores da Obra Kolping Estadual do Maranhão.

Almoço. Na foto, o teatrólogo Bruno Alves, a consultora Grazia Faeta, Bernadete Andrade, coordenadora regional da Obra Kolping Nordeste e as educadoras sociais Nonata Cavalcante e Marta Rejane. 

Para maiores informações sobre a Campanha pela Lei da EcoSol, acesse: http://cirandas.net/leidaecosol

Nenhum comentário:

Postar um comentário