Web Blog Oficial da Obra Kolping Estadual do Maranhão

OBJETIVO GERAL DA OBRA KOLPING ESTADUAL DO MARANHÃO

(2012 – 2014)

A Obra Kolping Estadual do Maranhão contribui para a promoção da pessoa humana nas diversas dimensões da vida, fortalecendo e integrando as Comunidades Kolping e incentivado para que estas sejam espaços de inclusão sob seus diversos aspectos (social, cultural, política e econômica) e de vivência fraterna da espiritualidade e dos ideais do Bem Aventurado Adolf Kolping.


Distrito Centro-Norte: CK Bacabal - CK Lago da Pedra - CK Vitorino Freire - CK Chapadinha
Distrito Sul: CK São Francisco de Assis - CK Nossa Senhora da Penha - CK Pe. Geraldo Schauff

sábado, 3 de dezembro de 2011

IV Módulo do Curso de Formação de Lideranças/ Bacabal - MA


"O IV Módulo do Curso de Formação de Lideranças foi realizado nos dias 19 e 20 de novembro de 2011, em Bacabal – MA, com a participação de 22 cursistas. 

O tema central desta etapa foi “valores e atitudes das lideranças populares”, com reflexão sobre a nossa atuação diante dos problemas sociais identificados em Bacabal. Na abertura da atividade os cursistas experimentaram a vivência das “máscaras”, quando cada um se deixou pintar pelo outro, expressando uma característica marcante do outro, revelando as diversas leituras que fazemos um do outro.

 
No momento seguinte foi apresentado o resultado da Oficina realizada no dia 12 de novembro, autogestionada pelos cursistas, com a finalidade de analisar a ‘árvore de problemas’ na busca de ações para enfrentar os desafios identificados. Nascia assim a primeira versão do plano de intervenção das lideranças.

 
O aprofundamento da ação das lideranças populares se deu através do estudo de textos inspirados nas experiências da Escola de Formação Quilombo dos Palmares e da Rede de Educadores Populares do Nordeste.



 
Na manhã do domingo, dia 20 de novembro, o grupo celebrou o Dia da Consciência Negra, novamente permitindo-se pintar o rosto com as bandeiras do Brasil e da África do Sul. Entoamos canções negras e refletimos sobre nosso papel de liderança na luta contra o preconceito racial.




No último momento desse módulo os cursistas, divididos em grupos de cinco, prepararam uma atividade de reflexão política com grupos populares nos bairros e associações de Bacabal, como forma de experimentar sua intervenção social.

Redação: Antonio José Cunha (OKB/ Escritório de Coordenação do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário