No período de 27 a 29 de Março/ 2012, cerca de 24 professores, educadores sociais e lideranças comunitárias participaram da Oficina de Teatro de Animação na Educação – atividade promovida pela Comunidade Kolping de Bacabal (Bacabal – MA) em parceria com o Projeto Fuzuê.
Na oficina, os participantes tiveram acesso a saberes teóricos e práticos sobre as contribuições do Teatro de Animação, nas suas várias vertentes – Bonecos, Objetos e Máscaras – nos processos educacionais, na dinamização e na ludicidade da relação educador-educando.
A oficina teve três momentos principais: Primeiro, um mergulho no universo mágico do teatro de animação, seus conceitos, tipologia e história, com ênfase em sua presença no mundo contemporâneo e no nosso representante brasileiro do Teatro de Animação, o Mamulengo. O segundo momento, foi para refletir as contribuições desse jeito especial de fazer teatro nos processos educacionais, bem como os grandes desafios da formação e reconhecimento do arte-educador bonequeiro. O terceiro momento, foi o desafio de converter tudo isso em prática, em histórias e apresentações num Festival Animado, se munindo dos saberes construídos na própria Oficina.
Acompanhe os principais momentos da Oficina de Teatro de Animação na Educação da Comunidade Kolping de Bacabal.
Nonata Cavalcante, presidente da Comunidade Kolping de Bacabal, acolhe os participantes na abertura da oficina. A coordenação dos trabalhos ficou por conta de Leandro Silva, artista bonequeiro e coordenador estadual da Obra Kolping do Maranhão.
SEMINÁRIO ANIMADO: através de estudo em grupos e plenária, os participantes debatem o passado e o futuro do Teatro de Animação: Antiquidade, Contemporaneidade e Presença no Brasil.
O desafio da experimentação e da criação. Participantes põe a mão na massa na confecção de Bonecos/ Objetos Animados e na composição de peças dramaturgicas em Teatro de Animação para Educação.
Abaixo, grupo faz laboratório com Máscaras.
Dona Socorro, do Movimento Ninho, garante que aprendeu e se divertiu muito. Prova de que a Arte de Animação não tem barreiras. É para todos!
Os participantes receberam durante a Oficina exemplares da Cartilha “Inclusão de Jovens Empreendedores”, fruto da sistematização do Projeto executado no período de 2009 a 2012 em Bacabal – MA e Senhor do Bonfim – BA pela Obra Kolping do Brasil e União Européia. O projeto promoveu a formação de mais de 1.200 jovens em Empreendedorismo Solidário e implantou uma rede de empreendimentos economicos solidários nos dois Estados. Os participantes puderam assim ter acesso à eficiente metodologia e experiência da Obra Kolping no campo da formação e promoção das Juventudes.
Se você quiser baixar a cartilha em formato PDF, clique AQUI!
A Oficina foi encerrada com o FESTIVAL ANIMADO, com as histórias e experiências construídas pelos participantes durante toda a Oficina, nas três vertentes: Bonecos, Objetos e Máscaras.
Divirta-se com nossa VIDEOTECA ANIMADA!
Parabéns à Comunidade Kolping de Bacabal pela iniciativa. Nossos agradecimentos aos participantes e parceiros da Oficina.
Há braços e manos!
Leandro Silva (Artista Bonequeiro e Coord. Estadual da OKE-MA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário