No período de 15 a 17 de Junho de 2012 realizou-se na Comunidade Kolping Nossa Senhora da Penha uma Oficina de Teatro de Animação na Educação para 15 professores e lideranças do município de Vila Nova dos Martírios e Povoado Marcolândia (MA).
O Oficina foi realizada pelo Projeto Fuzuê, com apoio da Obra Kolping Estadual do Maranhão/ OKE-MA (Coordenação Estadual) e da Comunidade Kolping Nossa Senhora da Penha.
Na oficina, os participantes tiveram a oportunidade de refletir o uso de atividades lúdicas com teatro de animação (teatro de bonecos, teatro de máscaras e teatro de objetos) como instrumento de dinamização dos processos educativos.
Especialmente os professores, ficaram felizes em poder contar como mais um importante recurso pedagógico para a sala de aula, aumentando a motivação de educadores e educandos nos processos educacionais.
“A formação de profissionais capacitados para o pleno exercício das praticas lúdicas na sala de aula (e fora dela) é hoje um dos maiores desafios dentro da educação. Não pode se pensar em orientação educacional de crianças sem antes haver orientação e preparo do adulto, agente de regência.
Sabe-se que os educandos estão cada vez mais exigentes, e parte dessa cobrança deve-se às circunstancias do mundo agitado em que se vive. A reciprocidade de exigências aplicadas cada vez mais cedo dentro do entorno da criança, tende a exprimir ou asfixiar cada segundo da sua infância; ao mesmo tempo em que a torna mais crítica. Os educandos de hoje só conseguem acreditar nos professores que participam, que se envolvem, que sabem transformar suas aulas em trabalho-jogo (seriedade e prazer) (ALMEIDA, 2003,p. 63). O educador escolhido pelos educandos é aquele que ensina como se fosse o irmão mais velho, abrindo espaço para debates e aproveitando cada situação como fonte de aprendizagem. Isto todo se resume na figura do educador que despertando na criança paixão pelos estudos, sentirá prazer em procurar informações, materiais, cursos e conhecimentos específicos, com o fim de corresponder a esta criança intuitiva, produtora e alegre.
O Teatro de Bonecos, umas das vertentes mais conhecidas do Teatro de Animação, é uma maravilhosa modalidade de artes cênicas, difundida no mundo inteiro e que encontra no Nordeste Brasileiro algumas expressões bastante significativas, como o “Mamulengo” (Paraíba, Pernambuco e Alagoas). No Piauí, Maranhão e Ceará, o personagem mais conhecido é o Cassimiro Coco, que encanta e diverte o povo desde o século passado, quando os "botadores de cassimira" viajavam por trilhas empoeiradas nos lombos de burros, ou navegavam o Parnaíba apresentando-se nas comunidades ribeirinhas, fascinando adultos e crianças.
A Oficina “Teatro de Animação na Educação” oferece aos educadores, através de referenciais teóricos e experimentações práticas, um manancial de possibilidades lúdicas e interativas para a atuação em sala de aula, nas suas três vertentes: o Teatro de Bonecos, o Teatro de Máscara, o Teatro de Objetos e sua tendência mais contemporânea, o Teatro com Bonecos”. (Apostila Oficina Fuzuê Teatro de Animação)
- Etapas da Oficina -
Fundamentos téoricos do Teatro de Animação e sua convergencia com a Educação
Confecção de Bonecos/ Objetos
Construção de Personagens e Estórias
- Festival Animado -
Os participantes elaboraram três historias com teatro de animação, como resultado da oficina, que foram apresentados na sede social da CK Nossa Senhora da Penha. Algumas crianças foram convidadas para avaliar os resultados da Oficina.
A vida no Rio Martírios
A história de Anita
O Sonho de Toninho
- Vídeos Animados -
Nosso agradecimento especial aos participantes pela perseverança e disposição na Oficina e pela Comunidade Kolping Nossa Senhora da Penha que fez a articulação da atividade.
Para conhecer mais o projeto do artista bonequeiro Leandro Silva, acesse o Fuzuê Rede Animada.
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